O Prefeito Robério Rufino participou do lançamento do “Programa Ceará Sem Fome”, em Fortaleza.

O Prefeito de Ipu, Robério Rufino participou na manhã desta sexta-feira, 16 de junho de 2023, da solenidade do lançamento oficial do Programa “Ceará sem fome”, ocorrida no Centro de Eventos, em Fortaleza; esse programa tem a parceria do Governo Federal e o Governo do Estado do Ceará; o evento solene contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e demais autoridades dos 184 Municípios do Ceará.

O Programa tem como foco o combate à insegurança alimentar que afeta as famílias cearenses em situação de extrema pobreza. Serão investimentos de R$ 160 milhões de reais beneficiando mais de 48 mil familiares cearense com o benefício de R$ 300,00 por mês.

Segundo informações do Governo Federal, esse Programa “Ceará sem fome” é bem diferente do Programa Bolsa Família; em sua essência, o auxilio financeiro deste programa deve ser usado exclusivamente para a compra de alimentos. Em foco, o “beneficiário” receberá um “cartão-alimentação” para uso comercial sem a retirada do dinheiro em caixa. Esse “cartão-alimentação” será recarregado mensalmente na conformidade de um calendário de pagamento mensal.

Os critérios desse Programa Ceará Sem Fome

As famílias beneficiadas com essa iniciativa foram selecionadas pelos critérios de renda. A base do critério utilizado através do Cadastro Único, do Governo Federal, no sentido de identificar o público alvo para o benefício, cuja renda mensal por pessoa seja inferior a renda de R$ 168,00, ou seja, linha da extrema pobreza.

O Ministro Wellington Dias ressaltou que: (..) “O benefício vai complementar a renda familiar já atendidas por outros programas sociais, como o “Bolsa Família” e o “Mais Infância Ceará”; os R$ 300,00 vão permitir aumentar os rendimentos dessas famílias para que elas alcancem um novo patamar de renda e se livrem da fome.”

O Governador Elmano de Freitas ressaltou que o valor do benefício foi definido com a base no cruzamento de dados socioeconômicos das famílias. O Governador disse ainda que esse dinheiro vai impulsionar a economia do Estado.

Os valores e como irá funcionar o Programa

O investimento mensal para garantir o objetivo desse “Programa Ceará Sem Fome” serão oriundos do “Tesouro Estadual”, e o cartão alimentação será utilizado diretamente nos estabelecimentos devidamente cadastrados. Qualquer empresa, independente do seu tamanho e porte financeiro pode ser credenciada pelo Governo do Estado através do site www.cearásemfome.ce.gov.br.

O Programa terá a previsão de criar a abertura de 1.298 cozinhas comunitárias em todo o Estado do Ceará com o objetivo de criar uma “Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições” com capacidade de fornecimento de 100 mil refeições diárias para aquelas pessoas em situação de “Estrema vulnerabilidade Social”.

Serão retomados os seguintes Programas:

: ** Luz para todos

** Água para todos

** Internet Brasil

** Fortalecimento do “Minha Casa, Minha Vida”.

O Prefeito Robério Rufino pousou para fotos ao lado do Governador Elamano de Freitas, Senadora Augusta Brito e demais autoridades; na imagem de capa, um cartão simbólico “Ceará Sem Fome”. na representatividade do Município de Ipu.

Agenda do Prefeito Robério Rufino