O Hemoce mais perto de você, em Ipu.

Acompanhada do Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, a Secretária de Saúde de Ipu, Dra. Mabel Girão esteve nessa semana recepcionando toda a equipe do Hemoce (Regional de Sobral) que esteve presente novamente no município de Ipu.

Neste ano de 2022, o tema foi “Hemoce mais perto de você”.

Projeto Hemoce Perto de Você

O projeto é direcionado a empresas, faculdades, escolas, igrejas, ONG’s e vários outros segmentos da sociedade que desejam ter a coleta externa do Hemoce na sua instituição. O seu objetivo é facilitar o acesso da população cearense aos locais de doação de sangue.

O Hemoce Perto de Você atua também na implantação de postos de coletas em shoppings e supermercados, além de contar com a utilização da Unidade Móvel do Hemoce (ônibus adaptado) em eventos e coletas externas organizadas na capital e no interior do estado.

Neste ano de 2022 em Ipu, a equipe do Hemoce esteve mais uma vez presente na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com agenda nos dias 14 e 15 de julho. Um sucesso com a participação muito ativa dos doadores de Ipu.

Sua doação salva vidas

O sangue doado no Hemoce garante atendimento em cerca de 500 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão de sangue. A solidariedade da população cearense é essencial para ajudar a salvar vidas já que o sangue não tem nenhum substituto. A única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O ideal seria que esse índice subisse para pelo menos 3%. Com apenas uma doação de sangue é possível beneficiar de três até quatro pessoas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.

A doação de sangue deve ser voluntária, altruísta, anônima e não remunerada. Quem recebe pode ser um parente, um amigo ou um desconhecido, seja para quem for a atitude solidária, o mais importante é que vidas são salvas com o gesto de amor ao próximo.

Doar sangue é seguro

O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 460ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.Governo Municipal de Ipu

Segue “O Progresso Continua”