Lei estadual reconhece Banda de Música Maestro Lázaro Freire como patrimônio cultural do Ceará

Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (31/10) um projeto de lei que reconhece a Centenária Banda de Música Maestro Lázaro Freire como patrimônio cultural do estado do Ceará.
A lei nº 17.107 de 14 de novembro, fruto de projeto iniciado no Poder Legislativo de autoria da deputada Augusta Brito (PCdoB) através de uma solicitação do vereador Adriano Melo (PV), foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Fruto de uma tradição de 135 anos, a Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire de Ipu é, sem dúvidas, uma das maiores expressões culturais do nosso município. Já revelou grandes maestros, compositores e instrumentistas, fortalecendo o papel cultural nos mais variados eventos da comunidade, como festejos religiosos, cívicos, comemorativos e etc.
Fundada em 1884, pelo Vigário Padre Francisco Corrêa de Carvalho e Silva, para suprir a necessidade de animar as festas, quermesses e os leilões da paróquia. Seu primeiro Regente foi Benedito Alves de Mendonça. Atualmente conta com 36 músicos, estando a sua direção artística entregue aos Maestros Jorge Nobre e Jairo Leitão e coordenação administrativa do músico Júnior Bié.
Últimos maestros (músicos) regentes
Benedito Alves Mendonça
Thomaz de Aquino Corrêa
Dr. Apolônio de Berga Basto Bandeira
Joaquim Nonato do Vale
Mestre João Louro
Mestre Marçal
Maestro Lázaro Freire
Jorge Nobre (Maestro Atual)
Antônio Carvalho Leonardo
Diecks Araújo e Jairo Leitão.
** Ipu Notícias (Colaborador)
Secretaria de Cultura de Ipu
Gestão Seguindo Avançando