Evento esportivo “Pedal Azul” alerta para conscientização do câncer de próstata.

O Governo Municipal de Ipu, através das Secretarias de Saúde, e de esportes, realizou nesta quarta-feira, 30 de novembro, o evento Pedal Azul, esse movimento esportivo fez parte da Campanha Novembro Azul, mês referenciado no alertar aos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A grande pedalada azul contou com a participação do Prefeito Robério Rufino que destacou a importância da Campanha no Ipu.

O Pedal Azul contou também com a participação logística da empresa Ipunet Telecom. Centenas de ciclistas percorreram os principais bairros, cerca de 10 quilômetros de percursos com ciclistas de todas as idades.

No final da chegada, com um palco todo preparado para receber os apoiadores do evento, o prefeito e demais autoridades sortearam vários blindes com os participantes, inclusive uma bicicleta.

O sucesso desse evento já deverá fazer parte do calendário da Campanha Novembro Azul no município de Ipu.

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Tratamento e prevenção

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.