Brigadistas eliminam mais um incêndio florestal no Parque de Exposição

Ao longo deste Sábado, 09/10, e do último domingo, 10/10, “Brigadistas” dedicados e corajosos conseguiram controlar e extinguir com sucesso um incêndio florestal que ameaçava as imediações da Localidade da Exposição. A rápida resposta e o trabalho incansável desses profissionais foram fundamentais para proteger a fauna, a flora e as propriedades locais.

O incêndio florestal em questão gerou preocupações imediatas devido às condições climáticas desfavoráveis e à proximidade de áreas residenciais. Assim que notificado, Governo Municipal, através das suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo e da Autarquia Municipal de Trânsito, em parceria com a APA da Bica do Ipu,  imediatamente iniciaram o protocolo de emergência ambiental e mobilizaram recursos essenciais para conter e eliminar as chamas, ficando a equipe de brigadistas co Centro de Formação Salvando Vidas – CFSV – responsável pelo combate imediato e a equipe da Associação de Bombeiros Civis Profissionais de Ipu e região -ASBOCIR – incubida das rondas de monitoramento e eventual combate do dia posterior.

Ambas as “Equipes de Brigadistas” enfrentaram desafios significativos, incluindo terrenos acidentados e ventos fortes, mas demonstraram habilidades excepcionais e coragem inabalável ao enfrentar o fogo. Seu trabalho árduo e coordenado resultou na proteção eficaz de ao menos 500 hectares de vegetação, evitando danos irreparáveis ao meio ambiente local.

“Estamos extremamente gratos a todos os brigadistas que trabalharam incansavelmente para controlar e eliminar este incêndio florestal. A dedicação e profissionalismo foram, mais uma vez,  fundamentais para evitar uma tragédia e preservar nossa região”, afirmou Pedro Ramises Martins, Secretário Municipal de Turismo.

Este episódio destaca a importância contínua de práticas de manejo florestal sustentáveis, educação ambiental e preparação para emergências. Governo Municipal e APA incentivam os ipuenses a adotarem medidas proativas para proteger suas propriedades e a trabalharem em conjunto para preservar a beleza natural da Terra de Iracema.