Aconteceu nesta quarta (25) a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Ipu.

O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Cultura Municipal, promoveu nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2023, a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Ipu. O evento aconteceu no Auditório da Casa de Cultura Valderez Soares, com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a promoção e desenvolvimento da cultura no município.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Robério Rufino, da Secretária de Cultura Keyla Paulino, da Mestra da Cultura de Ipu, Dona Branca, do Maestro Diecks Araújo (Filarmônica Antônio Freire), da representante da Secretária de Cultura do Estado, Sra. Luisa Cela de Arruda Coelho, da Gerente de Projetos da Secretaria de Cultura do Estado, Sra. Cris Vale, e demais autoridades presentes no auditório.

Durante a conferência, foram abordados seis eixos temáticos de extrema importância para a cultura no município. Os temas foram escolhidos por meio de consultas populares e debates realizados anteriormente, a fim de garantir que as discussões fossem abrangentes e contemplassem os principais desafios e demandas da população.

Os eixos abordados foram: políticas públicas para a cultura, desenvolvimento sustentável, diversidade cultural, economia criativa, acesso à cultura e patrimônio cultural. Os participantes da conferência tiveram a oportunidade de contribuir com ideias, propostas e sugestões para cada um dos eixos, visando fortalecer a cultura e promover o acesso democrático aos bens culturais em Ipu.

Ao final do evento, as propostas discutidas e referendadas na conferência foram compiladas e serão levadas para análise na Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá em Fortaleza. Essa etapa estadual é fundamental para que as propostas do município ganhem visibilidade e sejam incorporadas às políticas públicas do estado.

A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Ipu demonstra o compromisso do governo municipal em valorizar e promover a cultura local. A participação dos diferentes segmentos da sociedade, representantes do poder público e da sociedade civil, garantem um debate plural e a construção de propostas que atendam às necessidades e expectativas da população ipuense.

A cultura desempenha um papel fundamental na formação e identidade de um povo, sendo essencial para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade. Por meio de eventos como a conferência, é possível promover a inclusão cultural, o incentivo às manifestações artísticas e a preservação do patrimônio cultural, fortalecendo a identidade e o senso de pertencimento da população.

O Governo Municipal de Ipu, juntamente com a Secretaria de Cultura, continuará trabalhando para implementar as propostas discutidas na conferência e garantir que a cultura seja sempre valorizada e acessível a todos os habitantes do município. A participação ativa da população é fundamental nesse processo, pois é por meio do diálogo e da aproximação com a comunidade que as políticas públicas culturais serão efetivas e capazes de transformar a realidade de Ipu.

** Fotos Fagner Freire (IN)