AMCI realiza abertura da “Semana Nacional do Trânsito” no município de Ipu

O Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Capitão Edvan Farias, acompanhado por Agentes da AMCI e da Guarda Civil Municipal, protagonizou um evento marcante nesta data, percorrendo os diversos bairros da nossa cidade. Essa ação teve como principal objetivo dar início à Semana Nacional do Trânsito, que ocorre no período de 18 a 25 de setembro de 2023.

Sob o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem deste ano para a Campanha Educativa de Trânsito busca cultivar, em todos os estratos da nossa sociedade, uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. Através das diversas iniciativas do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no âmbito das campanhas educativas, estamos empenhados, antes de tudo, em proteger os mais vulneráveis nas nossas vias, promovendo o acalmo do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade.

Em um mundo onde a mobilidade é essencial para nossa vida cotidiana, é imperativo que consideremos os impactos de nossas escolhas no trânsito. O uso excessivo de veículos representa um desafio significativo para o meio ambiente, contribuindo para a poluição do ar, a degradação do solo e a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o trânsito caótico e o desrespeito às normas de segurança representam uma ameaça constante ao bem-estar de nossa sociedade.

Nesta Semana Nacional do Trânsito, convidamos todos os cidadãos a refletir sobre como podem contribuir para uma mobilidade mais segura e sustentável. Essa reflexão começa com escolhas conscientes, como optar pelo transporte público, compartilhar veículos, usar bicicletas ou simplesmente caminhar sempre que possível. Cada pequena ação individual pode ter um grande impacto coletivo.

Além disso, é crucial lembrar que o respeito às regras de trânsito, o cuidado com os mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas, e a gentileza no trânsito são fundamentais para uma convivência harmoniosa nas vias urbanas. O SNT está comprometido em educar, conscientizar e fiscalizar, mas também contamos com a colaboração de cada cidadão para tornar nossas ruas e estradas mais seguras.

Neste período da Semana Nacional do Trânsito, serão realizadas diversas atividades educativas, palestras, ações de conscientização e fiscalizações intensificadas para promover a segurança no trânsito. Pedimos a todos que se envolvam ativamente nessas iniciativas, compartilhando conhecimento e adotando comportamentos seguros no trânsito.

Lembrem-se, a escolha pela vida no trânsito está em nossas mãos, e juntos podemos construir um ambiente de mobilidade mais seguro, acessível e sustentável para todos os cidadãos. Vamos fazer dessa Semana Nacional do Trânsito um marco na nossa jornada rumo a um trânsito mais responsável e humano.

** Capitão Edvan Farias