O dia “D” de vacinação contra sarampo aconteceu neste sábado (15) em Ipu.

Em Ipu, foram vários os locais de vacinação contra o sarampo, o já conhecido “Dia D” de mobilização nacional, somente em Fortaleza foram 113 postos de saúde que se engajaram na campanha.

O Secretário de Saúde do Município de Ipu, Antônio Glaidson Martins (fofo de capa) visitou todos os PSF’s que se mobilizaram no atendimento da campanha contra a doença, que se estenderá até o dia 13 de março de 2020.

A imunização tem como foco principal crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, e que nunca se vacinaram contra a doença. As doces estão disponíveis em todos os postos de saúde do estado do Ceará.

Dados clínicos sobre o Sarampo – O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a forma de prevenção é a vacina, conforme o Ministério da Saúde. O vírus pode ser transmitido a partir de secreções nasais ou de gargantas infectadas que podem sair através de tosse, fala ou espirro. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, conjuntivite e coriza. Após 3 ou 5 dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto que se espalham pelo corpo.

** Gestão “Seguindo Avançando”

Prefeitura Municipal de Ipu

Secretaria de Saúde de Ipu