Novas imagens desta semana da construção da Central de Resíduos Sólidos de Ipu

Nas imagens desta semana, o registro da construção da Central de Resíduos Sólidos de Ipu em plena atividade de construção. Ficamos na expectativa que seja totalmente concluído ainda neste ano.

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTRS é o lugar onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada. Para realizar suas funções, a CTRS tem metodologia e tecnologia específica que varia em função das características dos resíduos tratados. A legislação brasileira determina que as soluções aplicadas no setor de resíduos considerem fatores como os aspectos sociais e regionais. Bem como, todas as soluções técnicas precisam ser respaldadas pelo diagnóstico do município e dos resíduos.

Como o Brasil é um país diverso, é impossível ter um modelo tecnológico padrão para uma CTRS.Com a evolução dos conceitos técnicos passou se a reconhecer a necessidade de desviar dos aterros os resíduos orgânicos, secos, construção civil e resíduos verdes, o que chamamos hoje de políticas pré-aterro.

Composição

Para realizar suas funções de maneira correta, a CTRS deve oferecer soluções para os seguintes tópicos:

** Recepção dos resíduos;

** Separação dos resíduos de acordo com suas características físicas;

** Destinação correta para os resíduos recicláveis ou reutilizáveis;

** Tratamento dos resíduos sólidos orgânicos;

** Destinação para os resíduos perigosos;

** Destinação correta para os resíduos dos serviços de saúde;

** Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A CTRS pode interagir com a comunidade local e incentivar o desenvolvimento sustentável agregando serviços de qualificação e treinamento em:

** Saúde ambiental;

** Educação ambiental;

** Operação e manutenção de máquinas e equipamentos;

** Comércio de matéria prima secundária;

** Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos;

** Estágios para estudantes universitários;

** Tecnologias de reciclagem;

** Tratamento de resíduos orgânicos;

** Destinação de resíduos dos serviços de saúde;

** Entre outros.

Com uma estrutura adequada, a CTRS pode contribuir significativamente para a remediação dos lixões locais ou regionais.

Criado em 2018, o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão de Crateús, com sua seguinte composição nos primeiros municípios consorciados: Ipueiras, Poranga, Ipu, Hidrolândia, Catunda, Tamboril, Nova Russas e Monsenhor Tabosa.

Gestão “O Progresso Continua”
** Postagem e imagens de Afrânio Soares com fonte de pesquisa da Coresab.