Vigência Sanitária da Secretaria de Saúde realizou ação educativa no centro comercial

O Governo Municipal de Ipu, à frente o prefeito Sérgio Rufino através da Secretaria de Saúde de Ipu na manhã desta sexta-feira (08-05-2020) intensificou várias ações educativas da Coordenação de Vigilância Sanitária no Centro Comercial, especialmente com os vendedores ambulantes que estão comercializando peixes e frangos.

Segunda a Coordenadora de Vigilância Sanitária Inês Suilan Farias Aragão e sua equipe de trabalho o intuito desta ação foi explicar o que preconiza o Decreto Estadual Nº 33.536 DE 05/04/2020.

A ação contou com a participação da equipe da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal.

O que diz o decreto sobre as feiras livres.

Art. 1º As vedações previstas no Decreto nº 33.519 , de 19 de março de 2020, e suas alterações posteriores, ficam mantidas até o dia 20 de abril de 2020.

§ 2º As feiras para a comercialização de produtos alimentícios, no período de que trata este artigo, só poderão funcionar desde que conforme as recomendações sanitárias e de saúde expedidas pelos órgãos estaduais e municipais, observadas, em especial, as seguintes regras:

I – vedação a qualquer tipo de venda para consumo local;

II – manutenção de um distanciamento mínimo entre as barracas de 2 (dois) metros, em todas as direções;

III – vedação ao corte e à exposição para consumo de produtos nas barracas;

IV – disponibilização de álcool 70% e de pias com água e sabão que permitam a higienização das mãos de usuários e feirantes;

V – utilização obrigatória pelos feirantes de luvas descartáveis e de máscaras de proteção industriais ou caseiras;

VI – realização do controle do fluxo de pessoas nas áreas de comercialização, evitando aglomerações e filas nas barracas;

VII – higienização pelos feirantes de todos os utensílios e materiais utilizados na barraca, antes do início da feira e durante todo o seu funcionamento.

§ 3º O atendimento ao disposto no § 2º, deste artigo, será fiscalizado pelos municípios onde instaladas as feiras de produtos alimentícios, os quais, pelos seus órgãos competentes, zelarão pelas condições sanitárias e de saúde do ambiente, evitando a disseminação do novo coronavírus.

Não houve apreensão de mercadoria e sim uma recomendação educativa da Secretaria de Saúde do Município.

Governo Municipal de Ipu

Prefeito Sérgio Rufino

Secretaria de Saúde

Secretário Asarias Araújo

Gestão Seguindo Avançando

** Postagem de Afrânio Soares com informações do advogado, Dr. Rárisson Ramon (Vigilância Sanitária).

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte

Prefeito Robério Rufino anuncia reajuste salarial dos professores em 5%, superior ao aumento do Ministério da Educação (Mec).

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, o Prefeito de Ipu, Robério Rufino, teve uma agenda importante na Secretaria de Educação. Ele se reuniu com diretores das escolas municipais para anunciar uma ótima notícia: um reajuste salarial de 5% para os professores. Esse aumento é maior do que o índice nacional determinado pelo Ministério da