Uma noite memorável para os Graduados da Turma de Pedagogia do Programa PARFOR UVA – Ipu.

Neste último dia 21 de outubro de 2023, a ala de Educação Governo Municipal de Ipu se reuniu para celebrar um marco significativo na educação local. A Prefeitura Municipal de Ipu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma Missa em Ação de Graças e a Cerimônia de Colação de Grau do Curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, mais conhecido como PARFOR. Este programa, fruto da colaboração entre a União, os Estados e os Municípios, tem como objetivo primordial contribuir para a melhoria da formação dos professores que atuam na rede pública de ensino.

O PARFOR representa um incentivo crucial para oferecer uma educação superior de qualidade e gratuita aos profissionais que moldam o futuro das crianças em nossas escolas. O compromisso do programa com o desenvolvimento profissional dos educadores é um passo fundamental para elevar o padrão da educação básica no país.

Dados Históricos

O município de Ipu iniciou a implementação do PARFOR em 2013, durante a gestão do ex-prefeito Sérgio Rufino, e desde então, esse compromisso com a educação continuou com o prefeito atual, Robério Rufino. Ao longo desse período, Ipu viu a oferta de sete turmas de licenciatura plena, abrangendo cursos como Pedagogia, Letras e Matemática. Essa dedicação resultou na graduação de 135 professores por meio da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A celebração dessa conquista educacional foi marcada por uma festa memorável, com a presença do atual prefeito, Robério Rufino, da primeira dama Patrícia Vale, do ex-prefeito Simão Martins, da Vice-Prefeita Antonieta Martins, da Secretária de Educação Terezinha Rufino, da Coordenadora Local do Programa e Representante da UVA, ipuense professora Deijiane Aragão, vereadores, professores graduados e seus familiares.

Essa ocasião é um reflexo do compromisso de Ipu com a educação e o aprimoramento de seus professores. A formação sólida dos educadores é um investimento no futuro da cidade e, principalmente, no futuro brilhante das crianças que passarão pelas salas de aula de Ipu.

Segue o progresso continua

** Postagem de Afrânio Soares

** Atenção click na imagem para abrir o álbum de imagens