UBS do Alto da Boa Vista é agraciada com uma ação dos estagiários do Curso Técnico em Enfermagem

Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem da escola profissionalizante em seu período de aulas práticas através do estágio supervisionado iniciado nas UBS realizam no PSF da Boa Vista uma ação de educação em saúde para o público onde abordarão a Cartilha dos Direitos e Deveres dos Usuários do SUS. Importante palestra ocorrida na manhã desta terça-feira (16-04-2019) supervisionada pela Professora/Orientadora de Estágio pelo escola profissionalizante, ipuense Rose Dantas. Na ocasião foram explanados vários assuntos dentro do direito e deveres para um grupo de usuários da Unidade Básica de Saúde Gláucia Cavalcante Pontes.
Os estagiários deram ainda uma aula de conhecimento técnico sobre “Hipertensão”, uma das doenças silenciosas que acometem a maioria da população mundial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”. A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras conseqüências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.
A pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos. Quando a pressão está alta, o coração faz mais força para bombear o sangue, porque com a idade as artérias ficam menos complacentes e oferecem mais resistência à sua passagem.
Esta força pode acarretar em lesões nas paredes das artérias, e resultar em um derrame (acidente vascular cerebral), a insuficiência cardíaca (coração grande) e a insuficiência renal (uremia). A hipertensão é uma das principais causas de doença renal e pode causar paralisação dos rins.
O que diz a Lei – De acordo com a Portaria nº 1820, de 13 de agosto de 2009, o Ministério da Saúde considerando a Lei nº 8080 de 19/09/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços, dispõe sobre Direitos e Deveres dos usuários da saúde desenvolvendo uma cartilha para os usuários na qual constam sobre fluxo de encaminhamentos dos serviços disponíveis e sobre os direitos e deveres na hora de procurar atendimento.
**Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete)

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte

Prefeito Robério Rufino anuncia reajuste salarial dos professores em 5%, superior ao aumento do Ministério da Educação (Mec).

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, o Prefeito de Ipu, Robério Rufino, teve uma agenda importante na Secretaria de Educação. Ele se reuniu com diretores das escolas municipais para anunciar uma ótima notícia: um reajuste salarial de 5% para os professores. Esse aumento é maior do que o índice nacional determinado pelo Ministério da