Setor de Endemias está utilizando a técnica de “Armadilha Ovitrampa” no combate ao mosquito da dengue.

O Governo Municipal de Ipu, por meio do Departamento de Endemias (Secretaria de Saúde), está adotando medidas inovadoras para intensificar o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Uma das iniciativas em destaque é a implantação de diversas “Armadilhas de Oviposição” ou “Ovitrampas” na sede do município.

Esses dispositivos desempenham um papel crucial no direcionamento e monitoramento das ações de controle de mosquitos. A “Armadilha de Oviposição” é projetada para detectar precocemente a infestação pelo mosquito, permitindo uma resposta rápida e eficaz para prevenir a propagação de doenças transmitidas por ele. (Click aqui para assistir ao vídeo)

O recipiente da “Ovitrampa” é constituído de plástico na cor preta, com uma palheta de madeira aglomerada (Eucatex) de 15 cm por 2,5 cm. Essa palheta, presa com clip, possui o lado áspero voltado para o centro da ovitrampa, onde ocorre a postura dos ovos pelas fêmeas. Esse método proporciona um meio eficiente de monitorar a presença do mosquito na região, permitindo a tomada de medidas preventivas antes que a infestação se torne um problema de saúde pública.

A Coordenadora da Endemias, Sra. Rosa Carla (Foto ao lado), compartilhou detalhes sobre essa iniciativa inovadora em uma entrevista exclusiva para a nossa reportagem, conduzida pelo radialista e blogueiro Afrânio Soares do site Portal de Notícias Aconteceu Ipu. A Coordenadora ressaltou a importância dessas armadilhas na antecipação de possíveis focos de proliferação do Aedes Aegypti, contribuindo significativamente para a eficácia das estratégias de controle implementadas pelo município. (Click aqui para assistir ao vídeo)

Essa ação demonstra o comprometimento do governo local com a saúde pública e a busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios relacionados ao controle de vetores. A expectativa é que essas medidas tragam resultados positivos, reduzindo o impacto das doenças transmitidas por mosquitos na comunidade ipuense.

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares