O Secretário de Saúde de Ipu, Sr. Sebastião Rufino cumpriu agenda administrativa na manhã desta quarta-feira, 08 de setembro, participando da abertura oficial do evento simbólico “Setembro Amarelo” na sede do Caps de Ipu.
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
Durante todo o mês, há muita discussão sobre o tema e um chamamento a sociedade ipuense para o importante assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem divulgado que, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
Em Ipu, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tem uma programação toda especial para o mês “Setembro Amarelo”. A Equipe hoje composta por 13 profissionais. São eles: Psiquiatra, Allisson Farias Mororó, Enfermeira Anny Caroliny da Silva Lopes, Auxiliar de Enfermagem Antonia Sandra M. de Sousa, ASG Carlos Antônio P. Martins, Enfermeira Francisca Gonçalina M. Timbó, Assistente Social Janaina Mesquita M. Aragão, Psicóloga Miryan Taumaturgo M. Farias, Coordenadora Paula Giovanni M. Aragão, Tec. De Administrativa Priscilla Ximenes Tavares, ASG Roseli Peres de Andrade, Psicóloga Samille Rodrigues Mourão, Recep./Tec. de enfermagem Sebastião Alves Saraiva Neto e a Auxiliar de Farmácia Tatiana Paiva de Freitas.
Fizeram parte também na participação da abertura deste evento: Subsecretário de Saúde, Sr. Asarias Araújo e a Coordenadora de Saúde Sra. Claudia Linhares.
Governo Municipal de Ipu
Gestão “O Progresso Continua”
** Postagem e imagens de Afrânio Soares