Secretário de Saúde participa da abertura da Campanha de Amamentação Agosto Dourado.

O Secretário de Saúde de Ipu, Sr. Sebastião Rufino cumpriu agenda administrativa participando do cronograma de “Apresentação da Campanha Agosto Dourado”, evento simbólico ocorrido na manhã desta terça-feira, 17 de agosto de 2021, na Unidade Básica de Saúde Vereador José Alves Araújo, localizado no Bairro da Mina, zona urbana do Município.

Essa importante campanha já faz parte do calendário da saúde e tem como objetivo, a conscientização da necessidade da amamentação essencial de crianças até os seis meses de idade, destacando a importância do leite materno para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças.

A idéia é a mesma do Outubro Rosa e do Novembro Azul, ou seja, um movimento para alertar a população sobre um tema de extrema importância, mobilizando, para isso, sociedade, órgãos públicos e privados e instituições de saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, (..) “É muito importante o envolvimento de todas as Unidades de Saúde em acompanhar ativamente as mães cadastradas em cada bairro, destacando os benefícios do leite materno para a vida e assim reduzir a mortalidade infantil. Como gestor estamos dando todo o apoio necessário para o sucesso deste evento, de mais uma importante campanha.”

Participaram da abertura deste evento, funcionários, médico, Agentes de Saúde e grupo de gestores da Secretaria de Saúde do Município de Ipu.

No Brasil, a “Semana de Aleitamento Materno” é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem e imagens de Afrânio Soares