Secretário de Saúde cumpre agenda recepcionando equipe do Hemoce no Município.

O Secretário de Saúde, Sr. Sebastião Rufino cumpriu sua agenda administrativa acompanhando a visita aos trabalhos de equipe do Hemoce que está mais uma vez em Ipu com a sua “Campanha Seja Um Doador”. Serão dois dias de campanha de doação de sangue no município de Ipu, Terra de Iracema.

“Compartilhe amor, solidariedade, esperança e vida. Seja um doador de sangue”. Confira os critérios básicos e se programe para doar nos dias 31/08 e 01/09/2021, na EEEP Antônio Tarcísio Aragão.

O Hemoce relembra que, para ser um doador de sangue, é necessário atender alguns critérios: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade – contanto que a primeira doação seja até os 60 anos -, pesar mais de 50kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto.

Os menores de 18 anos precisam do termo de consentimento para doar assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do Hemoce ou pode ser retirado em quaisquer das unidades de coleta do Hemocentro.

Sua doação salva vidas – O sangue doado no Hemoce garante atendimento em cerca de 500 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão de sangue. A solidariedade da população cearense é essencial para ajudar a salvar vidas já que o sangue não tem nenhum substituto. A única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O ideal seria que esse índice subisse para pelo menos 3%. Com apenas uma doação de sangue é possível beneficiar de três até quatro pessoas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.

A doação de sangue deve ser voluntária, altruísta, anônima e não remunerada. Quem recebe pode ser um parente, um amigo ou um desconhecido, seja para quem for a atitude solidária, o mais importante é que vidas são salvas com o gesto de amor ao próximo.

Doar sangue é seguro – O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 460ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Governo Municipal de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem de Afrânio Soares

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão