Secretaria de Turismo e Sebrae intensificam ações com o Projeto Identificação Geográfica na Comunidade de Alegria

O Governo Municipal de Ipu, à frente o Prefeito Robério Rufino através da Secretaria de Turismo com o apoio do Sebrae estiveram nessa última semana na Comunidade de Alegria, zona rural e cultural de Ipu, dando continuidade ao Projeto de Identificação Geográfica da Associação dos Artesãos de Alegria em Ipu (ADADA).

 

A identidade geográfica é um conceito que estuda todas as características em torno de um produto na sua origem, buscando compreender como algumas delas podem ser reproduzidas em outras regiões, ou o contrário, mostrando que são exclusivas de uma região, grupo étnico ou nação.

 

A Comunidade da Alegria recebeu a visita técnica do Consultor especialista em Gestão de propriedade intelectual, Luciano Ivo, que pôde, ao longo desses dois dias, conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelas artesãs (ou Loiceiras), bem como falar um pouco mais sobre como se dará a árdua caminhada até a obtenção da Identificação Geográfica (IG).

 

O secretário de turismo Pedro Ramises e Técnico do Sebrae/CE Johnw Magulas, estiveram na comunidade com o consultor Luciano que trouxe para os artesãos da ADADA os passos para seguir no projeto. O encontro o Identificação Geográfica ocorreram entre os dias 18 e 19 de maio de 2022.

 

“A Indicação Geográfica protege o produto, agrega valor financeiro, reconhecendo a origem histórica e comprovando cientificamente sua qualidade e diferencial. A expectativa é que se obtenham bons frutos com esse projeto” disse o Johnw.

 

Secretário de Turismo ressalta que vários passos foram dados para concretização do projeto de indicação geográfica da Cerâmica da Alegria. “Um trabalho que vai beneficiar mais de 100 famílias diretamente e ao município de Ipu como um todo” disse.

 

Segue “O Progresso Continua”

Notícias recentes

O Município de Ipu ficou na 3ª colocação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, no La Meson Dunas em Fortaleza, aconteceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O prêmio é um reconhecimento das boas práticas em gestão pública para os municípios com programas e projetos inscritos, acompanhados e evidenciados pela equipe técnica do Sebrae. Dos mais de 100 municípios inscritos no Ceará,

Agenda administrativa do Prefeito Robério Rufino em Fortaleza com o Presidente da EMATERCE

Por: Afrânio Soares Nesta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024,  o Prefeito Robério Rufino esteve em uma agenda de trabalho de suma importância para o desenvolvimento de Ipu. O cenário foi marcado pela presença do Presidente da EMATERCE, Sr. Inácio Mariano, um encontro estratégico para alinhar parcerias fundamentais entre o município e a instituição.

Governo Municipal de Ipu realizou nesta quinta (18) a distribuição dos tíquetes do Programa Vale Gás Social em parceria com o Governo do Estado.

Por Afrânio Soares (Aconteceu Ipu) Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, o Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, em colaboração com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega dos tíquetes do 1º lote de 2024 do Programa Vale Gás Social. Essa iniciativa,