Secretaria de Saúde promoveu nesta segunda (17) a abertura da “Campanha Janeiro Branco e Roxo”

A Prefeitura de Ipu, através da Secretaria Municipal da Saúde, promove de maneira integrada, ao longo deste mês, a Campanha Janeiro Branco e Roxo: quebrando estigmas e discriminação em Saúde Mental e Hanseníase.

O objetivo é mostrar a importância do diálogo, da conscientização e do acolhimento das pessoas diagnosticadas com hanseníase e para o cuidado com a saúde mental. Assim, a campanha é essencial para derrubar as barreiras do preconceito, levando conhecimento à toda a sociedade.

A iniciativa da Secretaria de Saúde de Ipu, à frente o Secretário Sebastião Rufino, é envolver profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas- CAPS AD. Na manhã desta segunda-feira (17/01/2022) houve a abertura das campanhas com palestras dos Profissionais de Saúde do Município.

Sobre o Janeiro Roxo

A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura doença. No Brasil, o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

Sobre o Janeiro Branco

O Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.

A campanha continua durante todo o período de janeiro.

Governo Municipal de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem de Afrânio Soares com divulgação da mobilizadora Adriana.

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão