Secretaria de Saúde destaca a importância dos Grupos de Gestantes em Unidades Básicas de Saúde de Ipu

A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas, baseado nesta pauta de debates entre os gestores, a Secretaria de Saúde de Ipu, à frente o Secretário de Saúde, Dr. Glaidson Martins e sua equipe de trabalho, tem pontuado e desenvolvido um Projeto de Acompanhamento a vivência gestacional neste período muito peculiar na vida de uma mulher, até o nascimento do filho, isso tem sido uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde do Município, gestão “Seguindo Avançando”.
Nos PSF’s de Ipu, ocorrem ações educativas durante o pré-natal nos grupos de gestantes abordando temas sobre a Importância do Pré-Natal, Modificações Corporais e Emocionais, Sintomas comuns na gravidez, Alimentação Saudável, Cuidados de higiene, Cuidados com as mamas, Importância do aleitamento materno, Atividade física, Sexualidade, Benefícios legais a que a mulher tem direito, o Parto e o Puerpério, Importância do Planejamento Familiar, Cuidados com o RN, Importância do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da Criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes.
Na atenção secundária o Hospital Municipal Dr. José Evangelista apresenta em sua escala médica obstetra 24 horas, brevemente será concluído o CPN – Centro de Parto Normal voltado exclusivamente para assistência às gestantes e puérperas. Além disso, a Secretaria de Saúde oferta serviços de acompanhamento do pré-natal de alto risco pelo gineco-obstetra, exames específicos para gestantes da rede cegonha tais como: toxoplasmose, citomegalovirus, rubéola e outros, consultas, exames laboratoriais e de imagem como ultrassonografia.
Secretária de Saúde de Ipu
Secretário Dr. Antônio Glaidson Martins de Sousa
Postagem de Afrânio Soares (Gabinete)

Notícias recentes

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão