Secretaria de Saúde de Ipu manifesta preocupação com os índices de infestação predial no município

A Secretaria de Saúde de Ipu, à frente o Secretário Antônio Glaidson Martins através do setor de endemias manifesta uma preocupação muito grande com os índices de infestação predial apresentadas nas residenciais no município.
Atualmente em vários bairros da cidade estão com índice de infestação predial elevado e isso é muito preocupante pois poderemos ter um infestação de novos casos de Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
“Essa ações devem ser continuas porém não somente por o setor saúde, precisamos da população, da imprensa, dos diversos setores da administração pública e logicamente, dos diversos profissionais que fazem a saúde publica e privada da cidade de Ipu.” ressalta Asarias gerente dos Programas das Famílias de Ipu. “Estamos convocando todos os setores e todos os cidadãos de bem a nos ajudar a prevenir e a combater as doenças causadas pelo Aedis Aegypti. ”
Os sintomas são variados e você precisa conhecê-los para ajudar a identificar as pessoas acometidas e também a ajudá-los a procurar os setores responsáveis pelo acompanhamento adequado.
Sintomas de Arboviroses
Os sintomas das Arboviroses variam muito, já que sua única característica em comum é o fato de serem transmitidos por artrópodes. No entanto, dentro das subclassificações das Arboviroses, algumas costumam ter sintomas semelhantes.
Por exemplo, dentro da família de flavivírus, temos a dengue, Zika vírus e febre chikungunya com sintomas bem parecidos, como por exemplo:
Febre
Dor de cabeça
Mal-estar
Dor nas articulações
Manchas vermelhas e erupções na pele
Náuseas e vômito.
O que muda é a intensidade de cada sintoma. A dor de cabeça costuma ser mais intensa na dengue, enquanto a dor nas articulações é mais intensa na febre chikungunya e o Zika vírus raramente apresenta febre ou outros sintomas mais característicos. Além disso, o Zika vírus pode ter como sintoma um quadro de conjuntivite sem secreção, ou seja, os olhos ficam inchados e vermelhos. Já a febre chikungunya apresenta dor intensa nas juntas, que pode até causar inchaço. No entanto, outros vírus dessa família, como o vírus do oeste do Nilo ou a encefalite japonesa apresentam outras características em seus sintomas, como problemas neurológicos. Essa diversidade dos sintomas ocorre porque os vírus são agrupados nessa família devido a semelhanças em seu DNA e proteínas. Algumas dessas similaridades os levam a ter sintomas parecidos, por ativarem os mesmos mecanismos do sistema imunológico, mas não são todas.
Ou seja, nem todos os vírus dessas famílias têm as mesmas características relacionadas a sintomas iguais. em tempo: uma parceria entre o setor de endemias que t~em a frente a coordenadora rosana carla e o projeto resobem que é conduzido pelo pastor raimundo cardoso filho têm sido estabelecido e certamente trará muito beneficio no combate as arboviroses e para o meio ambiente de uma forma geral pois, o projeto resobem trabalha com material reciclável tais como: papalões, garrafas pets, sacolas e outros tipos de material que pode ser reciclado.
** Ipu Notícias (Colaborador do Governo Municipal)
Postado por Afrânio Soares
(Gabinete)

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão