Por Afrânio Soares
O Governo Municipal de Ipu através da Secretaria de Educação revelou os bastidores de uma semana repleta de realizações em prol da educação do município. Sob o respaldo da Secretária Terezinha Rufino e sua equipe de trabalho na gestão “Segue o Progresso Continua”, em colaboração com o Prefeito Robério Rufino, divulgou sua agenda carregada de ações e compromissos em prol do desenvolvimento educacional.
O período de 6 a 9 de maio foi marcado por formações intensivas, abrangendo desde os professores dos anos iniciais até os profissionais de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Destaque especial foi dado à capacitação dos responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), reforçando o compromisso com a inclusão nas escolas municipais.
Além disso, uma parceria estratégica entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social foi formada visando combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Sob o lema “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, foram delineadas diversas ações, desde rodas de conversa até palestras e dinâmicas interativas.
Foi sugerido as escolas as seguintes ações:
** Rodas de conversas
** Palestras com profissionais
** Palestras com o Conselho Tuletar e Creas
** Estudos de casos
** Jogo de Autoproteção
** Dinâmicas de Interação
** Exibição de Vídeos e Discussão
** Momentos de Escutas
A mobilização continuou na preparação para a Semana da Escuta às Adolescências nas Escolas, uma iniciativa nacional para promover o diálogo direto com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Esta jornada de escuta qualificada visa não só identificar desafios, mas também potencialidades, fortalecendo assim o planejamento pedagógico e a oferta educacional.
Objetivos da Semana da Escuta
** Promover uma escuta qualificada dos adolescentes de anos finais, visando identificar as potências e os pontos de melhoria da escola;
** Fomentar o envolvimento dos estudantes no diagnóstico do território e na criação e implementação de soluções;
** Possibilitar que a comunidade escolar tenha uma melhor visão dos estudantes e possa fortalecer seu planejamento de ações pedagógicas e a melhoria contínua da oferta educacional nos anos finais.
Por que escutar os adolescentes?
** Aprofundar o conhecimento sobre esses sujeitos;
* Acessar informações que possam conectar o currículo à realidade;
** Promover maior engajamento dos estudantes com a aprendizagem.
A Equipe da Secretaria de Educação também marcou presença no XVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará – UNCME/CE, ocorrido nesta sexta-feira, 10 de maio de 2024 no Auditório Murilo Aguiar na Assembleia Legislativa do Ceará, onde o foco recaiu sobre a defesa da Educação Integral com ênfase na inclusão e equidade. O debate enriquecedor abordou as nuances entre escolas de tempo integral e integrais, bem como os desafios e estratégias para aprimorar os resultados educacionais.
Fizeram-se presentes no XVIII Encontro: – Sra. Terezinha Rufino Moreira Mororó- Sec. de Educação; Antonia Yrislei Araújo Timbó- Presidente do CME; Ana Flávia Moreira de Melo Lima – Rep. Sociedade Civil; João Marconi Paz Filho- Técnico da Secretaria; com a participação especial da secretaria executiva do Ministério da Educação, Sra. Izolda Cela.
A agenda da semana não poderia ser completa sem homenagear as mães, pilares essenciais da sociedade.
Assim, com determinação e compromisso, A Secretaria de Educação e sua equipe demonstram que a educação de Ipu não é apenas uma prioridade, mas sim um compromisso contínuo com o progresso e o bem-estar da comunidade.
Governo Municipal de Ipu
Segue o progresso continua