Secretaria de Educação realiza encontro intersetorial do Programa Busca Ativa Escolar de Ipu

Foi realizado na manhã desta terça-feira (09/04), no auditório Iracema da Casa de Cultura Maria Valderez Soares, reunião com participantes das 3 secretarias: Educação, Assistência Social e Saúde com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, sobre detalhamento das participações no Busca Ativa Escolar do Selo Unicef- Edição 2017/2020.
Na pauta estava a Adesão feita pelo município, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) ao Programa Busca Ativa Escolar e participantes de outras secretarias. Com o objetivo de efetivar as ações referidas ao programa, a Equipe intersetorial que irá compor as equipe e orientações das etapas do programa e a participação dos parceiros e colaboradores nessa iniciativa.
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
Profissionais representantes de diversas áreas recebem capacitação para identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
** Ipu Notícias (Colaborador do Governo)
Postagem de Afrânio Soares