PSF’s e NASF realizam ações múltiplas em educação em saúde em Ipu

Com a aprovação da implantação do Núcleo de Apoio à saúde da Família – NASF 2 em Ipu, fortalece-se as ações multisetoriais em Prevenção e promoção em saúde. O segundo NASF em Ipu começa a ser montado e os primeiros profissionais são integrados a essa importante equipe de saúde que dá apoio às Equipes que fazem o Programa Saúde da Família.
Segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, a cada 05 equipes de PSF, pode-se implantar uma equipe de NASF, logo, pressupõe-se que no Ipu, poderemos ter 03 equipes de NASF, cabendo portanto, mais uma equipe.
A proposta para o NASf é que ele seja volante, que esteja indo de Unidade em Unidade, conforme cronograma preestabelecido. Portanto, ocorrerá mais melhoria à saúde da população.
Ação em saúde na UBS Alto da Boa Vista – Alimentação e hábitos saudáveis no grupo de hiperdia! Com a contemplação do NASF II ao nosso município agora todas as UBS’s contaram com o apoio do Nasf!
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Atualmente, regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
Com a publicação da Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.
As modalidades de NASF hoje estão assim definidas:

NASF 1 5 a 9 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, eSFR e eSFF) Mínimo 200 horas semanais; Cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 80h de carga horária semanal;
NASF 2 3 a 4 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, eSFR e eSFF) Mínimo 120 horas semanais; Cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 40h de carga horária semanal;
NASF 3 1 a 2 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, eSFR e eSFF) Mínimo 80 horas semanais; Cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 40h de carga horária semanal.
**Informações da Secretaria de Saúde de Ipu
Secretário Antonio Glaidson Martins de Sousa
Ipu Notícias (Colaborador do Governo)
Postagem de Afrânio Soares