Prefeitura realiza entrega de Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipu, realizou na noite desta quinta-feira (22/08), a entrega de 133 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (103) e Agentes de Combate a Endemias (30). Os equipamentos fazem parte de um projeto de informatização e serão usados pelos agentes para o registro das atividades.
De acordo com o prefeito Sérgio Rufino, a meta é informatizar todos os setores que compreendem a administração municipal. “Esse é um passo importante no processo de modernização da saúde pública em Ipu.” destacou o chefe do executivo municipal.
O secretário de saúde, Glaydson Martins, ressaltou que o uso dos tablets proporciona mais agilidade e praticidade. “É uma norma do Ministério da Saúde para a implantação do PEC, onde todas as famílias serão cadastradas a fim de agilizar os atendimentos da Saúde Básica com os prontuários eletrônicos, substituindo os prontuários hoje em papel” ressalta
Além do prefeito e o secretário, ainda participaram da entrega, vereadores, secretários municipais, responsáveis pela empresa que prestará o treinamento e os agentes de saúde.
Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) – O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.
** Ipu Notícias (Colaborador)
Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete)