Prefeito Robério teve reunião administrativa nesta terça (20) com a Equipe do IBGE sobre o Censo 2022.

O Censo Demográfico 2022, iniciado no dia 1º de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já passou por 20.290.359 domicílios no país, contando até o momento 58.291.842 pessoas. O primeiro balanço do levantamento nacional foi divulgado no dia 30 de agosto de 2022 pelo IBGE e considera os dados lançados pelos recenseadores.

O IBGE divide o país em 452.246 setores censitários urbanos e rurais, dos quais 38,4% já estão sendo visitados pelos 144.634 recenseadores.

Em Ipu, o Prefeito Robério Rufino esteve reunido nesta terça-feira, 20 de setembro de 2022 com a equipe dos recenseadores do IBGE regional de Ipu, nessa ocasião o Chefe do Executivo foi informado que 74% dos ipuenses já foram visitados pela Equipe do IBGE. Os recenseadores estão com dificuldades de visitas em 19 setores demográficos em algumas regiões de Ipu para o alcance de 100% nesses levantamentos.

O questionário básico contém 26 questões sobre características do domicílio, seus moradores e a identificação étnico-racial,nregistro civil e educação dos mesmos, além do rendimento do responsável e dados a respeito de mortalidade. Na média, as pessoas têm demorado seis minutos para respondê-lo.

A importância do Censo 2022

Os dados demográficos ajudam os governos a definir políticas públicas. Por exemplo: municípios mais populosos recebem uma fatia maior dos valores que o governo federal arrecada com impostos. Já cidades com mais pessoas idosas tiveram prioridade em receber lotes de vacina contra a Covid.

A sociedade civil também pode usar esses dados. Se você vai abrir uma escola, por exemplo, pode optar por fazer isso em uma região onde existam mais crianças.

O Censo Demográfico é uma megapesquisa do IBGE pra investigar o perfil da população do Brasil. É ele que identifica, por exemplo, quantos habitantes tem o País, os Estados, as cidade e até os bairros.

Pra fazer essa conta, os pesquisadores do IBGE precisam bater na porta de cada domicílio do país pra aplicar o questionário para ao menos um morador.

O critério é visitar todos os espaços em que exista alguém vivendo no Brasil, seja um apartamento, uma tenda de ocupação, uma aldeia indígena ou um presídio, por exemplo.

Como identificar um recenseador do IBGE – Para o Censo 2022, o IBGE contratou temporariamente mais de 211 mil trabalhadores, dos quais cerca de 183 mil são recenseadores. É possível reconhecê-los por conta de um colete azul, um crachá e um boné do IBGE.

Terá um número 0800 na roupa de cada trabalhador também para que você possa ligar e garantir que é um recenseador. Cada um deles também vai ter um celular na mão pra anotar as suas respostas. Você também pode verificar a identidade do entrevistador no site do IBGE.

O recenseador pode aplicar um dos dois questionários do Censo: um básico, com 26 perguntas, ou um ampliado, com 77 questões. O questionário maior aplicado por amostragem. Ele será aplicado em 11% dos domicílios, o que, segundo o IBGE, já permite calcular uma estimativa das respostas para o País todo.

Governo Municipal de Ipu

Segue o progresso continua

** Postagem e imagem de Afrânio Soares

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão