Prefeito Robério Rufino inaugurou neste domingo (25) a Praça Fransquinha Viana na localidade de São João.

A Comunidade de São João, zona rural serrana de Ipu, recepcionou o Prefeito Robério Rufino para solenidade de inauguração da Praça Francisca Araújo Bezerra, a conhecida e saudosa, “Fransquinha Viana”; o evento aconteceu na noite deste domingo, 25 de setembro de 2022.

A praça foi construída com recursos do Governo Federal e a contrapartida da Prefeitura Municipal de Ipu, começou sua execução ainda no Governo do ex-prefeito Sérgio Rufino, que não mediu esforços para que esse sonho pudesse ser realizado. A construção desta Praça tem a “Indicação” da Vereadora Arlete Mauriceia.

Fizeram-se presentes, o Prefeito Robério Rufino, a primeira dama do município, Patrícia, a vice prefeita Sra. Antonieta Martins e o seu esposo ex-prefeito Simão Martins, o Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, o procurador do Município Dr. Pedro César Tavares, a presidente do Legislativo a Vereadora Maria Olinda Bezerra Martins, vereadores, demais autoridades e um belíssimo público que prestigiou esse importante evento.

A saudosa Francisca Araújo Bezerra, conhecida como Fransquinha Viana, nasceu no dia 14 dezembro de 1937, no Sítio Criminoso, em Ipu, filha de Francisco Araújo Leite e Maria Odália Araújo. Casou com João Viana Bezerra, no dia 23 de dezembro de 1957 o qyak formou sua família de 12 filhos: Hélio, Sônia, João Bosco, Nonato, Antônio, Arimatéia, Gerardo, Vicente, Maria do Socorro,Paulo, Eduardo e Luciano.

Contribuiu muito pra a comunidade, pois era professora municipal, alfabetizando e conduzindo-os para o crescimento em prol da sua cidadania. Também contribuiu dando um terreno para a construção de uma capela, ajudando também a construir. Foi umas das precursoras do desenvolvimento do lugar, servindo como ministra da Eucaristia.

Faleceu no dia 23 de maio de 2012, em sua residência no Sítio São João, deixando muitas saudades e ensinamentos.

O evento contou com a animação como atrações: O cantor André Luis e Kaio Andrade que deram um show. Organizado pela Equipe do Cerimonial do Governo Municipal, à frente a Coordenadora Netinha Lisboa e sua equipe.

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares