Prefeito Robério Rufino cumpriu agenda participando nesta semana da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O Município de Ipu teve representação política na 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que teve início nesta semana, na terça-feira (26/04/2022) e finalizou nesta quinta (28/04/2022), em Brasília.

O grande encontro político, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios reuniu Prefeitos, vereadores, gestores e parlamentares de todo o País. Neste o ano foram debatidos: – Reforma Tributária, Saneamento Básico, Cenário Pós-Pandemia, Piso do Magistério, Endividamento dos Municípios, dentre outros assuntos.

Em Ipu, o prefeito Robério Rufino (PSB) esteve presente ao lado do seu tio, ex-prefeito Sérgio Rufino (PSB) e do seu tio, Chefe de Gabinete, Sebastião Rufino (PSB).

A 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira, 28 de abril, com a leitura da Carta Municipalista, que será entregue aos presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Congresso, Rodrigo Pacheco; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Tradicionalmente, a leitura do documento elenca os principais acontecimentos do evento e destaca os debates com os representantes dos três Poderes. O ato final da mobilização foi conduzido pelo consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Hugo Lembeck.

Em 2022, a maior mobilização municipalista da América Latina reuniu aproximadamente 8.100 autoridades municipais em Brasília. Por se tratar de ano eleitoral, o documento destaca as propostas dos candidatos à Presidência da República e as conquistas alcançadas na realização do evento, como a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 119/2022 do mínimo da Educação, oriunda da articulação da CNM para contribuir com o texto e aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021. A aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.576/2021, que regulamenta as associações de Municípios e vai permitir mais segurança jurídica para as entidades representativas, foi outro destaque de vitória. (Dados da CNM).