Prefeito Robério prestigia a visita do Presidente Lula na assinatura Decreto que cria oficialmente o Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica” (ITA)

Na tarde desta sexta-feira, 19 de janeiro de 2024, o Prefeito Robério Rufino foi parte integrante de um momento histórico para Fortaleza, ao participar da solenidade que marcou a visita do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. O motivo principal desse encontro foi a assinatura do “Decreto que cria oficialmente o Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica” (ITA) na cidade.

O evento reuniu diversas autoridades, destacando a importância do novo campus do ITA para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região. O vestibular do ITA, reconhecido como um dos mais desafiadores do país, tem atraído a atenção de talentos cearenses, com aproximadamente 30% dos aprovados oriundos do estado.

Com a criação do campus em Fortaleza, serão oferecidas 50 vagas, distribuídas igualmente entre os dois cursos disponíveis. O primeiro vestibular está previsto para ocorrer ainda neste ano, e as aulas serão ministradas na Base Aérea de Fortaleza, que passará por um investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura para comportar as novas salas. O padrão de qualidade do campus seguirá o modelo já estabelecido pelo ITA em São Paulo, conforme enfatizou o governador Camilo Santana.

Durante seu discurso, o presidente Lula expressou seu comprometimento com a expansão da educação em tempo integral pelo país. Ele planeja percorrer diversas regiões ao lado do ministro Camilo Santana para ressaltar a importância desse modelo educacional. O presidente destacou que além do benefício acadêmico, a educação em tempo integral contribui para afastar os jovens das ruas, protegendo-os contra o crime organizado, o consumo de drogas e a violência.

(..) “Nós precisamos despertar essa escola do ensino integral, onde o Ceará é o estado mais avançado do Brasil. Não é só importante por conta do aluno ficar o dia inteiro aprendendo. É importante também porque você está tirando a meninada da rua que fica à mercê do crime organizado, da droga, da bandidagem. É proteger a criança para que a mãe possa ter mais facilidade de trabalhar e voltar tranquila para casa”, afirmou o presidente Lula, ressaltando a relevância social dessa abordagem educacional.

Segue o progresso continua

** Postagem de Afrânio Soares