Pref. Robério Rufino visita a nova sede do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões Crateús

O Prefeito Robério Rufino esteve cumprindo agenda administrativa nessa última quarta-feira, 30 de março de 2022 conhecendo a nova sede do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús localizado no Bairro Reino de França, em Ipu.

Sobre o consórcio

O estado do Ceará vem há cerca de dez anos trabalhando para a criação de consórcios entre os municípios para o enfrentamento da questão de Resíduos sólidos, no primeiro estudo para implantação de aterros sanitários, onde surgiram os COMARES.

Com a evolução dos conceitos técnicos passou se a reconhecer a necessidade de desviar dos aterros os resíduos orgânicos, secos, construção civil e resíduos verdes, o que chamamos hoje de políticas pré-aterro. Em 2018 no Ceará foram criados 6 consórcios nessa metodologia, dentre eles o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão de Crateús, onde os oito primeiros municípios consorciados são Ipueiras (sede), Poranga, Ipu, Hidrolândia, Catunda, Tamboril, Nova Russas e Monsenhor Tabosa, em processo de consorciamento está o município de Santa Quitéria. Atualmente a presidente do consórcio é a Prefeita de Hidrolândia Íris Martins.

Governo Municipal de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão