O Prefeito Robério Rufino participou nesta quarta (24) da solenidade do aniversário dos 24 anos CVT.

O Centro Vocacional e Tecnológico – CVT de Ipu iniciou suas atividades em agosto de 1998, durante seus 24 anos, capacitou mais de 17 mil jovens e trabalhadores de Ipu e municípios de sua área de abrangência; com cursos na agropecuária, agricultura, cultivos de hortaliças, fruticultura, turismo e comércio, todos os eixos importantíssimos oferecidos pelo Centec, em Ipu.

O CVT de Ipu tem hoje em sua estrutura: – Três laboratórios de ciências, um em informática, um eletromecânica, uma sala especial de design, uma sala de aula especial, Secretaria, sala de coordenação, sala de instrutores, cantina, almoxarifado, sala de videoconferência, e banheiros feminino e masculino.

Sua rica história

Inicialmente o prédio foi construído e inaugurado em 18 de setembro de 1980, onde funcionou por muitos anos como “Centro Social Urbano Professor Gonçalo Pereira de Farias, Governo de Virgílio Távora, e antiga gestão do Prefeito Milton Pereira.

O projeto CVT

Os Centros Vocacionais Tecnológicos foram idealizados para capacitar as pessoas para o trabalho em 40 municípios cearenses. Eles ofereciam também aulas práticas de física, química, matemática, biologia e informática aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas de Ensino (estadual e municipal); assistência tecnológica; serviços de análises, testes, ensaios; e informações tecnológicas à população. Os CVTs foram criados com a orientação de atuar com ênfase na vocação regional e local.

Fizeram-se presente na solenidade de comemorações do CVT de Ipu, o Prefeito Robério Rufino, o Coordenador administrativo do CVT, Engenheiro agrônomo Dr. Cícero Jerônimo, o advogado Dr. Adriano Melo, professores, técnicos e alunos.

Através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Ipu, Instituto Centec e SECITECE, em 2019 o prédio passou por uma reforma geral com recuperação da estrutura de concreto; por se tratar de um prédio antigo, além da reforma foi um reforço estrutural com impermeabilização com manta asfáltica em toda a laje descoberta, adaptação dos banheiros para portadores de necessidades especiais, construção de rampas de acessibilidade, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, retelhamento, recuperação de revestimentos e pintura.

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Segue o progresso continua.