O Prefeito Robério Rufino participou na manhã desta quinta-feira, 24 de março de 2022 das comemorações da “Festa Anual das Árvores”, nessa ocasião o Chefe Maior do Executivo realizou o plantio de alguns “ipês” na estrada de acesso a Bica de Ipu. Fizeram-se presentes, além do Prefeito Robério Rufino, a Coordenadora e orientadora da Apa da Bica de Ipu, Tatianna Ângelo, o Secretário de Meio Ambiente Dr. Alberto Martins, o Engenheiro Agrônomo do Município Dr. Cícero Jerônimo e demais equipe do Escritório da Apa da Bica. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores. Considerando que grande parte da população desconhece as espécies nativas do Ceará e os problemas causados por plantas que não são nativas, o tema central será “Árvores nativas”. ÁRVORES NATIVAS A árvore é o elo entre os seres vivos, a água, o ar e a terra. Toda a vida terrestre depende direta ou indiretamente delas. Isso ocorre desde o início da vida terrestre no planeta, em uma constante evolução mútua entre as plantas e os outros seres. Contudo, com o avanço dos seres humanos e suas atividades produtivas, a vegetação e o solo vêm sofrendo inúmeras modificações. Dentre as principais, está a substituição da vegetação nativa pela exótica. As plantas nativas são as que ocorrem naturalmente em uma região. Já as exóticas não ocorrem naturalmente, precisam da intervenção humana. O Prefeito Robério Rufino aproveitou para acompanhar o avanço das obras na revitalização da Bica de Ipu. Governo Municipal de Ipu trabalhando para o desenvolvimento econômico do Município de Ipu Gestão “O Progresso Continua”

O Prefeito Robério Rufino (PSB) participou na manhã desta quarta-feira, 30 de março de 2022 do lançamento do Programa Pacto pela Aprendizagem do Município de Ipu, o evento aconteceu nas dependências do Buffet Luar onde contou também com a participação da Primeira Dama Patrícia, do Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, da Secretária de Educação Terezinha Rufino e da Secretária Adjunta Rosielle Moreira e todo o grupo de gestores da Secretaria de Educação.

O Pacto pela Aprendizagem é uma iniciativa do Governo do Ceará, concebida por meio da Secretaria da Educação (Seduc), Vice-Governadoria e do Programa Cientista Chefe. A elaboração do Pacto teve contribuição da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Ceará (Undime-CE) e dos secretários municipais de Educação.

O Pacto pela Aprendizagem, executado em 2021 e 2022, vai fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19.

De acordo com Camilo Santana, a pactuação é uma resposta coletiva aos dados coletados numa avaliação diagnóstica da rede pública que identificou perdas na qualidade do aprendizado das crianças e adolescentes.

“O objetivo de tudo isso é o avanço pedagógico e estrutural para o ensino fundamental do Ceará. A ideia é recuperar esse período que nós perdemos durante a pandemia. Para isso, é preciso a articulação conjunta entre todos os entes nesse processo”

O governo do Estado do Ceará mesmo não sendo o responsável direto pela matrícula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, investe continuamente para garantir o desenvolvimento integral das crianças cearenses.

O Prefeito Robério Rufino ressaltou a importância desse Programa lança hoje em nosso município que acontecerá no contraturno e atenderá de forma integral uma parcela significativa dos estudantes de 1º ao 6º ano do ensino fundamental.

Os estudantes serão selecionados através de avaliações diagnosticas e agrupados por níveis de aprendizagem. Para atuarem neste programa foram selecionados professores pedagogos que terão o compromisso de acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, de forma a atender as necessidades de cada um.

ESCOLAS CONTEMPLADAS NO PACTO PELA APRENDIZAGEM

** E.M.E.B. Abdias Martins de Sousa Torres

** E.M.E.B. Abílio Martins

** E.M.E.B. Antonia Irene Martins Araújo

** E.M.E.B. Antonio Ferreira Lima

** E.M.E.B. Conrado de Araújo Chaves

** E.M.E.B. Deputado Murilo Rocha Aguiar

** E.M.E.B. Elda Pereira Mota

** E.M.E.B. Francisco Peres Martins

** E.M.E.B. Gonçalo de Sousa Martins

** E.M.E.B. Guilherme de Oliveira Filho

** E.M.E.B. João de Paulo Belém

** E.M.E.B. João Ferreira Costa

** E.M.E.B. João Rosa de Moraes

** E.M.E.B. João Sampaio de Araújo

** E.M.E.B. Maria Laura Sampaio

** E.M.E.B. Maria Nair Martins

** E.M.E.B. Melquíades Camelo Timbó

** E.M.E.B. Moacir Alves Timbó

** E.M.E.B. Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes

** E.M.E.B. Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima

** E.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima

** E.M.E.B. Pedro Camelo da Silva

** E.M.E.B. Professora Maria Valdemira Coelho Melo

** E.M.E.B. Senhor do Bonfim

** E.M.E.B. Venceslau Ferreira Chaves

** E.M.E.B. Professora Maria Valdemira Coelho Melo

** E.M.E.B. Senhor do Bonfim

** E.M.E.B. Venceslau Ferreira Chaves

COORDENADORAS DO PACTO PELA APRENDIZAGEM

** Lidiana da Silva Sousa

** Maria Cleide Farias Paiva

EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA

** Antonia Yrislei Araújo Timbó

** Eucélio Fernades Mesquita

** Fernanda Carla Barros Tomaz

** Márcia Cristina Nobre Brito

** Maria do Socorro Sousa

** Maria Izani Torquato

** Maria Rosineide Nunes de Farias

** Renata Bruna Moreira de Melo Lima

O Governo Municipal de Ipu assegurou todo o seu compromisso com o Governo do Estado para que esse Programa Estadual seja um sucesso no Município de Ipu, Terra de Iracema.

Gestão “O Progresso Continua”

Notícias recentes

Resultado das Eleições para o Conselho Tutelar Quadriênio de 2024/2028.

Com uma eleição tranquila, 5.565 eleitores  de Ipu foram às urnas para escolher os nomes dos cinco Conselheiros Titulares que atuarão no “Quadriênio de 2024 a 2028”. O processo eleitoral transcorreu sem maiores sobressaltos, refletindo a participação cívica da comunidade local. Os candidatos eleitos para o importante cargo de Conselheiro Titular foram os seguintes: ** Victor

Equipe do Detran está reforça sinalização viária em parceria com a Prefeitura de Ipu.

No intuito de promover maior segurança no trânsito e contribuir para a redução dos acidentes nas estradas que conduzem ao município de Ipu, no Ceará, uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou um importante projeto de sinalização viária. As vias contempladas por essa iniciativa são a CE-187, que liga Ipu a Guaraciaba, a