O Prefeito Robério Rufino inaugurou neste sábado (24) a Praça Niza Irene de Paiva, na localidade de Alegria.

Com a localidade de Alegria, zona rural do Município de Ipu, lotada, moradores locais recepcionaram o Prefeito Robério Rufino e toda a sua equipe administrativa para a solenidade de inauguração da importante Praça da Alegria que leva o nome da saudosa Niza Irene de Paiva; o evento aconteceu na noite deste sábado, 24 de setembro de 2022.

A saudosa Niza Irene de Paiva veio de uma família simples e humilde, onde tinha 4 irmãos. Nasceu no dia 10 de junho de 1920, na comunidade Alegria, Ipu. Filha do casal Gonçalo Alves de Paiva e Raimunda Irene de Paiva, na comunidade de Alegria.

A saudosa ipuense Niza casou-se com Antônio Alves Pereira, com quem teve 10 filhos. Foi agricultora e doméstica; trabalhou desde criança na lavoura, ajudando seus pais. Apesar de não ter concluído seus estudos, era uma mulher inteligente, carismática, católica, demonstrando a bondade de seu coração a serviço do próximo, principalmente quando se tratava de alguém de sua comunidade Alegria. Deixou como exemplo a força, obstinação, coragem, a perseverança e a certeza de que uma guerreira nunca morre, ela se perpetua.

A solenidade foi um sucesso, centenas de ipuenses foram prestigiar a inauguração da Praça. Fizeram-se presentes, além do Prefeito Robério Rufino, a primeira dama do município, Sra. Patrícia, a vice-prefeita Antonieta Martins e seu esposo ex-prefeito Simão Martins, a presidente do Legislativo de Ipu, Vereadora Maria Olinda Bezerra Martins, vereadores, demais autoridades e público presente.

A construção dessa praça teve orçamento de R$ 100.410,00 com recursos próprios do Governo Municipal de Ipu.

A localidade de Alegria inspira a cultura artística do artesanato de Barro, de origem indígena e com reconhecimento em todo o território cearense, pelas criações das famosas louceiras de barro, que trabalham a argila, moldando variados objetivos e criações; com destaque para o rico currículo histórico de sua moradora ilustre da localidade de Alegria, Sra. Maria Alves de Paiva, conhecida Dona Branca, com sua história marcada, onde começou suas criações aos 10 anos de idade, hoje com essa cultura de ofício continuada pelas suas filhas, berço de sua família, com belíssimas criações em louças de reconhecimento em toda a região.

Governo Municipal de Ipu

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão