O município de Ipu recebeu nesta última quarta (03) e quinta (04) a Unidade Móvel do Projeto Ciência Itinerante.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior iniciou sua agenda de visitas pelo interior do Ceará com demonstrações que aliam o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência. Trata-se do projeto Ciência Itinerante, um laboratório móvel, instalado em ônibus especialmente projetado, com monitores fazendo demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação.
Desde 2015, o ônibus laboratório já percorreu mais 37 municípios, recebendo a visita de cerca de 20 mil pessoas, entre crianças, jovens e professores da rede de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, instituições de Ensino Técnico e Profissional e demais interessados. Agora em 2019, o Projeto voltou a percorrer outros municípios do Estado do Ceará.
Na tarde dessa quarta-feira (03-04) e manhã de quinta-feira (04/04), esteve presente no município de Ipu a unidade móvel do Projeto Ciência Itinerante. Essa amostra foi uma articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedete) e Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Ipu junto a Secretaria de Estado, com apoio e mobilização local da Secretaria Municipal de Educação.
Alunos das escolas pública tiveram a oportunidade de conhecer as experiências científicas nas áreas de Química, Física, Tecnologia da Informação (TI) e Robótica.
O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e integra o Programa de Popularização da Ciência, desenvolvido pela Secitece. (Dados obtidos no site do Governo do Estado).
** Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete)

Notícias recentes

O Município de Ipu ficou na 3ª colocação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, no La Meson Dunas em Fortaleza, aconteceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O prêmio é um reconhecimento das boas práticas em gestão pública para os municípios com programas e projetos inscritos, acompanhados e evidenciados pela equipe técnica do Sebrae. Dos mais de 100 municípios inscritos no Ceará,

Agenda administrativa do Prefeito Robério Rufino em Fortaleza com o Presidente da EMATERCE

Por: Afrânio Soares Nesta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024,  o Prefeito Robério Rufino esteve em uma agenda de trabalho de suma importância para o desenvolvimento de Ipu. O cenário foi marcado pela presença do Presidente da EMATERCE, Sr. Inácio Mariano, um encontro estratégico para alinhar parcerias fundamentais entre o município e a instituição.

Governo Municipal de Ipu realizou nesta quinta (18) a distribuição dos tíquetes do Programa Vale Gás Social em parceria com o Governo do Estado.

Por Afrânio Soares (Aconteceu Ipu) Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, o Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, em colaboração com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega dos tíquetes do 1º lote de 2024 do Programa Vale Gás Social. Essa iniciativa,