O município de Ipu recebeu nesta última quarta (03) e quinta (04) a Unidade Móvel do Projeto Ciência Itinerante.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior iniciou sua agenda de visitas pelo interior do Ceará com demonstrações que aliam o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência. Trata-se do projeto Ciência Itinerante, um laboratório móvel, instalado em ônibus especialmente projetado, com monitores fazendo demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação.
Desde 2015, o ônibus laboratório já percorreu mais 37 municípios, recebendo a visita de cerca de 20 mil pessoas, entre crianças, jovens e professores da rede de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, instituições de Ensino Técnico e Profissional e demais interessados. Agora em 2019, o Projeto voltou a percorrer outros municípios do Estado do Ceará.
Na tarde dessa quarta-feira (03-04) e manhã de quinta-feira (04/04), esteve presente no município de Ipu a unidade móvel do Projeto Ciência Itinerante. Essa amostra foi uma articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedete) e Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Ipu junto a Secretaria de Estado, com apoio e mobilização local da Secretaria Municipal de Educação.
Alunos das escolas pública tiveram a oportunidade de conhecer as experiências científicas nas áreas de Química, Física, Tecnologia da Informação (TI) e Robótica.
O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e integra o Programa de Popularização da Ciência, desenvolvido pela Secitece. (Dados obtidos no site do Governo do Estado).
** Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete)