O Município de Ipu receberá Incentivo e Apoio Hospitalar do orçamento do Governo do Estado do Ceará.

O governador Camilo Santana apresentou, na manhã desta terça-feira (25/01/2022), a nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar, coordenada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços hospitalares por meio do aumento no repasse de verba estadual na área da saúde. A apresentação também contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e do titular da Sesa, Marcos Gadelha, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

A ampliação de recursos contribuirá para o equilíbrio financeiro de unidades de saúde complementares à rede estadual. A medida beneficiará diretamente hospitais polos e estratégicos em Ipu e mais 52 municípios. Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado e alinhados com o Planejamento Estadual e a Lei Orçamentária, num total de R$ 41,78 milhões mensais. Isso significa mais de R$ 500 milhões por ano, representando aumento de 71,9% do valor total. O pagamento da parcela referente ao mês de janeiro já foi efetuado.

Para o governador, o desenho da nova política representa o esforço de levar melhor atendimento em saúde para mais perto do cidadão. “Esse é um planejamento que o Estado fez, dentro do pacto federativo entre Estado e municípios, para fortalecer lá na ponta o atendimento à população do Ceará. Essa é mais uma ação importante da Saúde que mostra o compromisso do Governo do Ceará com a saúde pública e com a saúde do povo cearense”, afirmou Camilo Santana, agradecendo a parceria com os municípios.

A Política se soma a outras ações do Governo do Ceará para garantir melhor acesso à saúde no Ceará, com destaque para o Programa Cuidar Melhor, abertura contínua de novos leitos em diversas regiões e diálogo permanente com os municípios para combater a pandemia da covid-19. “Semana passada nós anunciamos um apoio financeiro para todos os municípios cearenses no enfrentamento à terceira onda da covid-19. O secretário Marcos já aprovou na CIB [Comissão Intergestores Bipartite]. Vai passar no Cesau [Conselho Estadual de Saúde], a reunião será nesta quarta-feira (26). E, de imediato, nós vamos fazer um repasse de recursos, fundo a fundo, numa parcela única. Isso foi proporcional pela população, de forma igualitária para todos os municípios, e o valor total ultrapassa R$ 55 milhões”, pontuou Camilo Santana.

Ao fim da live, o governador apelou para que os cearenses continuem mantendo os cuidados contra as variantes da Covid-19 e completem o esquema vacinal. “Quem não se vacinou, se vacine, siga a ciência. Veja os exemplos das pessoas que não se vacinaram, que se agravaram e morreram porque não tinham a vacina. Vamos nos vacinar, porque é a única forma da gente se proteger e proteger a quem amamos”, concluiu.

Em sua rede social, o Prefeito de Ipu, Robério Rufino agradeceu todo o apoio do Governador Camilo Santana: (..) “Um marco para a saúde de nosso Município! Atendendo uma solicitação dos Prefeitos, o Governador Camilo Santana anunciou na manhã de hoje (25/01), um aporte financeiro direto, fundo a fundo, do Estado para a área da saúde de nosso Município. Será mais um importante reforço para avançarmos na saúde, seja nas Unidades Básicas de Saúde, seja no nosso hospital regional, que hoje é referência em toda a região. Muito obrigado Governador Camilo Santana por mais essa parceria com o povo Ipuense. Juntos estamos trabalhando para que o progresso continue”. Afirmou

Fonte da informação: Governo do Estado do Ceará

** Postagem de Afrânio Soares