O Município de Ipu manifestou interesse junto da FCDL em participar do Projeto “Olhar a Cidade.

O município de Ipu, gestão “Seguindo avançando”, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, à frente o Secretário Adriano Melo, manifestou interesse em participar do Projeto “Olhar a Cidade”, principal novidade da Jornada Integração 2019 promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará – FCDL.
O Ofício de nº 672/2019 foi enviado ao Presidente da FCDL-CE, Sr. Francisco Freitas Cordeiro; no seu teor, a gestão municipal de Ipu ressaltou a importância de tais intervenções na melhoria da qualidade dos nossos espaços públicos e, principalmente da importância das parcerias entre o Setor Público e sua Sociedade Civil organizada, haja vista as CDL’S serem importantes parceiras em todos os municípios onde atua; referendou o Prefeito de Ipu, Sérgio Rufino.
O projeto desenvolvido em conjunto com a Estar Urbano, escritório e ateliê de arquitetura que trabalha em soluções corporativas para espaços públicos. A arquiteta Laura Rios apresentou o desafio de promover uma revitalização dos centros comerciais, inicialmente, de 9 municípios do Ceará, um em cada base regionais de CDLs no mapa da Federação.
Tendo como referências as transformações no centro comercial de Florianópolis (RS), a principal intervenção do projeto se chama “Rua Gentil”. Propondo um processo colaborativo com a sociedade, o projeto planeja a aplicação de arborização, jardins drenantes, nivelação da rua com faixa de pedestre em nível mais alto, mobiliários urbanos, paradas de ônibus sustentáveis, dentre outras iniciativas.
Segundo o presidente da FCDL no Ceará, Sr. Freitas, o primeiro município ibiapabano a ter o Projeto da Rua Gentil implantado será o Município de São Benedito, a notícia foi divulgada no encontro dos Prefeitos e a Federação dos Diretores Lojistas ocorrido no Plenário da Câmara Municipal de Vereador, no último dia 31 de maio de 2019.
A execução no prazo de 30 dias está alinhada ao cronograma da Jornada Integração, que visita durante o ano as 9 bases regionais, permanecendo um mês em cada cidade-sede. Durante a intervenção, o projeto segue com o treinamento os cursos e a ação de coleta de material reciclável.
Da teoria à prática – O projeto está no processo de seleção das 9 cidades que receberão as intervenções durante 2019. Até o dia 21 de dezembro, a CDL de cada município do Ceará deve entrar em contato com a FCDL para solicitar o processo de inscrição, e as cidades selecionadas devem ser anunciadas ainda esse mês.
Após as cidades definidas, o projeto cumprirá o procedimento de executar visita técnica, diálogo com lideranças municipais, e ainda uma oficina aberta com a sociedade para debater ideias específicas.
** Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico
Secretário Adriano Martins Melo
Postagem de Afrânio Soares

Notícias recentes

O Município de Ipu ficou na 3ª colocação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, no La Meson Dunas em Fortaleza, aconteceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O prêmio é um reconhecimento das boas práticas em gestão pública para os municípios com programas e projetos inscritos, acompanhados e evidenciados pela equipe técnica do Sebrae. Dos mais de 100 municípios inscritos no Ceará,

Agenda administrativa do Prefeito Robério Rufino em Fortaleza com o Presidente da EMATERCE

Por: Afrânio Soares Nesta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024,  o Prefeito Robério Rufino esteve em uma agenda de trabalho de suma importância para o desenvolvimento de Ipu. O cenário foi marcado pela presença do Presidente da EMATERCE, Sr. Inácio Mariano, um encontro estratégico para alinhar parcerias fundamentais entre o município e a instituição.

Governo Municipal de Ipu realizou nesta quinta (18) a distribuição dos tíquetes do Programa Vale Gás Social em parceria com o Governo do Estado.

Por Afrânio Soares (Aconteceu Ipu) Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, o Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, em colaboração com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega dos tíquetes do 1º lote de 2024 do Programa Vale Gás Social. Essa iniciativa,