O Chefe de Gabinte e os homenageados do Programa Prodeter do Banco do Nordeste em Ibiapina.

Com o objetivo de potencializar mais ainda políticas públicas para o desenvolvimento da região ibiapabana, a gerente regional do Programa de Desenvolvimento Territorial Prodeter do Banco do Nordeste, a Sra. Geane Gomes, e o Coordenador desse programa na Ibiapaba, o Sr. Genilson Dias, realizaram nesta terça-feira 22 de novembro de 2022, uma importante solenidade de reconhecimento de gestão do Programa com a entrega de comendas para os representantes dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ipueiras e Ipu.

O evento aconteceu na “Pizzaria Abelxim” no município serrano da Ibiapina.

Os homenageados com as comendas em Ipu, foi o Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, com a comenda Gestão pública. Com a comenda de gestão em gastronomia e inovação, o homenageado foi o empresário ipuense William Max.

O Chefe de Gabinete de Ipu destacou a simbologia dessa comenda para o município. O evento do Banco do Nordeste fez parte da Programação Especial do aniversário dos 144 anos do Município Serrano de Ibiapina.

O empresário William agradeceu pelo reconhecimento e dedicou a comenda para sua família. (Assista ao vídeo abaixo).

O evento reuniu prefeitos da região ibiapabana, secretários e empresários com reconhecimento ao Programa PRODETER.

O Secretário de Turismo de Ipu, Sr. Ramises destacou o evento com suas políticas públicas para a região.

No final do evento o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sr. Silvio Andrade destacou a importância do Programa PRODETER na parceria com o BNB regional da Ibiapaba.

Como o Programa Funciona

O Programa de Desenvolvimento Territorial incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

É papel dos comitês locais e territoriais priorizar as atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para a redução dos entraves ao seu desenvolvimento e promovendo a expansão do crédito. Dessa forma, o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região.

Com intuito de tornar essas transformações efetivas e perenes, a metodologia de trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de estratégias surgem de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial.

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares