O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce esteve realizando coleta seletiva de sangue

Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará–Hemoce, Regional de Sobral esteve nesta quarta-feira (03-10-2018) realizando a 2ª Etapa de Coleta Regional de Sangue para o ano de 2018 com a campanha “Doe sangue, salve vidas”. Durante toda a manhã foi satisfatória a quantidade de doadores que se dirigiram até Unidade Básica de Saúde – Vereador José Alves Araújo no Bairro da Mina, em Ipu.
O Secretário de Saúde do município de Ipu, Antônio Glaydson Martins esteve visitando a Unidade Básica de Saúde, ocasião em que ficou satisfeito pela grande quantidade de doares que lotou deste muito cedo as dependências da UBS. Cento e vinte bolsas são a estimativa desta segunda coleta seletiva do Hemoce.
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.
Requisitos básicos:
* Estar em boas condições de saúde.
* Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
* Pesar no mínimo 50kg.
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
(Gabinete do Prefeito).