Uma fumaça branca, espalhada por um motor barulhento, mas que é “tiro e queda”: mata na hora os mosquitos adultos que sobrevoam os espaços.
Esse é o produto mais conhecido no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses. O composto usado no fumacê é feito à base de “neonicotinoide”, substância usada nos inseticidas, mas inofensivo a seres humanos.
Durante este período chuvoso, a Secretaria de Saúde de Ipu através do seu Setor de Endemias trabalha diariamente intensificando várias ações no combate ao mosquito da Dengue.
Horários cruciais
A aplicação é feita, usualmente, no início da noite ou ao amanhecer; tecnicamente, são os horários em que a fêmea busca sangue para maturação dos ovos, e é mais fácil de pegá-la no voo.
A orientação da Endemias de Ipu é que, quando o fumacê passa pelas ruas, devem-se abrir as janelas e, se possível, também as portas das residências. “Se a pessoa fecha as entradas, nós não vamos conseguir eliminar o mosquito que se encontra protegido dentro do imóvel e que pode estar infectado”, reforça a Coordenadora de Endemias, Sra. Rosa Carla Lima.
O Governo Municipal de Ipu, à frente o Prefeito Robério Rufino, vem realizando ações de combate à dengue com várias ações em todo o Município; a chegada do carro fumacê, com duas equipes em vários bairros da cidade e distritos tem uma parceria da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará (Sesa)..
A ação está sendo realizada durante toda essa semana, em horários estratégicos de maior movimentação do mosquito, sendo de 05 às 09 horas da manhã e das 17 às 21 horas.
A equipe da zoonoses orienta a todos que abram as portas e janelas de suas casas quando o veículo estiver passando pela rua, assim as gotículas do inseticida irão chegar à sua residência, onde normalmente o mosquito se aloja.
Importante também cobrir gaiolas e trocar a água disponível para animais domésticos, assim que o carro passar.
O combate ao mosquito da Dengue começa em sua residência, portanto a população de Ipu precisa ter a consciência para não deixar o mosquito crescer. “Não dê abrigo ao mosquito da dengue, faça a sua parte”.
Governo Municipal de Ipu
Gestão “O Progresso Continua”