NASF e Centro de Reabilitação de Fisioterapia desenvolve acompanhamento e reabilitação de pacientes em Ipu

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família e o Centro de Reabilitação de Fisioterapia que fica anexo ao Hospital Municipal Dr José Evangelista de Oliveira, desenvolve um trabalho importantíssimo em acompanhamento e reabilitação de pacientes através dos profissionais que fazem o Serviço de Fisioterapia daquele importante setor.

O NASF possui no seu quadro as fisioterapeutas: Cristiane Carneiro e Neila Lívia de Andrade. Já o Centro de Reabilitação possui as seguintes profissionais: Juliana Freitas, Sângela de Sousa, Kellen Linhares, Francisca Isis, Ana Isabelly e Ingrydh Damasceno, todas trabalhando 20 horas semanais.

As ações têm sido desenvolvidas tanto no Centro de Reabilitação em Fisioterapia como extra – muro e o maior beneficiado é a população que faz uso do serviço. No dia 14 de Novembro ocorreu uma ação no CRAS II com orientações sobre os primeiros cuidados com o recém nascidos. Essas ações foram feitas pelas profissionais. Ingrydh Damasceno – Fisioterapeuta e Germana Miranda – Assistente Social.

Na ocasião foi demonstrado a técnica de Shantala que é uma técnica de massagem para bebês.
Nesta quarta-feira (28/11), as ações ocorreram na Cadeia Pública Municipal e contou com a participação de alunos da EPP Antônio Tarcísio Aragão. Essa ação em saúde se deu no território de abrangência do NASF no intuito de beneficiar parte daqueles que estão inclausurados devido algum desvio de conduta cometido.

Cumprindo o princípio da Universidade do Sistema Único de Saúde – SUS que diz que saúde é um direito de todos e dever do Estado, essas ações têm sido desenvolvidas pelos mais diferentes órgãos que fazem a secretaria municipal de saúde.
** Ipu Notícias (Colaborador do Governo Municipal)
Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete)