Licitado a construção do Projeto Arquitetônico e Urbanismo da Rua Cel. Félix do “Projeto Olhar a Cidade em Ipu”

O Projeto “Olhar a Cidade” é fruto da parceria da FCDL (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará) com a Prefeitura Municipal de Ipu, planejada ainda na “Gestão Seguindo Avançando” do Prefeito Sérgio Rufino, e que por conta da Pandemia da Covid -19 será realizada oportunamente agora na Gestão “O progresso continua” do Prefeito Robério Rufino. O projeto arquitetônico foi realizado pelo Ateliê de Arquitetura e Urbanismo “Estar Urbano”.

A proposta do projeto que nomeia a rua escolhida de “RUA GENTIL” é oxigenar centros comerciais através desse conceito de uma forma simples e colaborativa. Rua gentil é aquela que oferta bem estar, segurança e inclusão para as pessoas que usufruem ou transitam por ela. As ruas são palcos das principais relações sociais da cidade e por isso devem colocar as pessoas como prioridade no seu espaço. Para isso, as ruas podem receber intervenções urbanas como ações culturais equipamentos que motivem a ocupação positiva das pessoas, com a requalificação das calçadas, ação cultural, árvores e jardins, mobiliários urbanos, parklets ou reparos nas calçadas.

O projeto foi feito em três etapas, onde a primeira foi a escolha da Rua, no nosso caso a Rua Cel. Félix (entre as esquinas da Antônio Martins e Mílton Carvalho), em seguida foram realizadas oficinas criativas com a participação dos atores envolvidos, ou seja, comerciantes da rua escolhida e CDL local para a customização do projeto de acordo com a realidade local, e por fim hoje daremos a ordem de serviço das obras de requalificação da rua que se entitulará “RUA GENTIL DE IPU, uma rua que servirá de modelo de convivência entre o desenvolvimento do comércio e a qualidade de vida das pessoas que nela transitam.

Prefeito Robério Rufino

Secretaria de Turismo do Município