Lançado nesta sexta (1º/03) “Projeto Recomposição das Aprendizagens”.

Por: Afrânio Soares

Na manhã ensolarada desta sexta-feira, dia 01 de março de 2024, a Secretaria de Educação do Município deu um passo crucial em direção à melhoria do sistema educacional local com o lançamento do tão aguardado “Programa Recomposição das Aprendizagens”. Esta iniciativa, anteriormente conhecida em Ipu como “Conexão Spaece” desde 2018, recebeu uma reformulação completa e foi oficialmente instituída pela portaria Nº 335, de março de 2023.

O evento de lançamento foi realizado na quadra da Escola EMTI Delmiro Gouveia, uma atmosfera vibrante e repleta de expectativas, contando com a presença honrosa da Secretária de Educação, Sra. Terezinha Rufino, e do Subsecretário de Educação, Marconi Filho. A solenidade também teve a participação calorosa de funcionários da educação, alunos entusiasmados e coordenadores escolares, todos reunidos em prol do avanço da qualidade da educação pública municipal.

O objetivo primordial do programa é enfrentar os desafios educacionais que têm afligido os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará, com um enfoque particular na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Para isso, o programa será implementado de forma coletiva, envolvendo as três instâncias: SEDUC, Gerências Regionais e Escolas.

Uma das estratégias-chave do programa é a ampliação da jornada escolar, tanto para o 9º ano do Ensino Fundamental quanto para a 3ª série do Ensino Médio, tanto em escolas regulares quanto em instituições de ensino profissionalizante de tempo parcial. Além disso, o horário dos estudantes dos Centros de Educação de Tempo Integral será ajustado para permitir o desenvolvimento de atividades e acompanhamento pedagógico que impulsionem seu aprendizado e melhorem seu desempenho educacional.

Com a implementação dessas medidas, a Secretaria de Educação do Município de Ipu demonstra um compromisso inabalável com a excelência educacional e o desenvolvimento integral de seus alunos. O “Programa Recomposição das Aprendizagens” não é apenas um conjunto de políticas, mas sim um testemunho do poder transformador da educação quando aliada ao comprometimento e dedicação de todos os envolvidos. Que este seja o primeiro passo de muitos rumo a um futuro promissor para as gerações vindouras de Ipu.

** Postagens e imagens de Afrânio Soares