JUNHO AMBIENTAL 2024: APA, Prefeitura e SEMA unem forças para preservar, conservar e celebrar o Meio Ambiente ipuense, com diversas ações ao longo de todo o mês na Terra de Iracema.

Por: Ramises Martins

No pontapé inicial mês do Meio Ambiente, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e alunos da EEMTI Antônio Pereira de Farias, do distrito de Várzea do Giló, realizaram uma trilha ecológica com foco em educação ambiental, tendo como cenário de fundo o exuberante véu de noiva da Ibiapaba. Durante o percurso, os participantes puderam observar a rica biodiversidade ipuense e aprender sobre a importância da preservação ambiental.

Em seguida, engajados na causa da preservação ambiental, os participantes realizaram um mutirão de limpeza na APA da Bica do Ipu. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de manter os espaços públicos limpos e livres de lixo, além de promover o descarte correto de resíduos solidos.

Para finalizar com chave de ouro, mudas de plantas nativas foram doadas aos participantes, incentivando o plantio de árvores e a recuperação da vegetação local. A iniciativa visa contribuir para a preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável do município.

JUNHO AMBIENTAL:

O governo do Ceará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com municípios e entidades do terceiro setor, vai promover, ao longo do mês, as atividades que marcam o Junho Ambiental.

A campanha, criada pela Lei Estadual nº 17.227/2020, de autoria do então deputado estadual e hoje governador Elmano de Freitas, prevê a realização de atividades de educação ambiental para todo o mês de Junho, todos os anos, com objetivo de engajar a sociedade na preservação do meio ambiente. Neste sentido, a ação realizada na APA da Bica do Ipu é um exemplo da parceria entre a Prefeitura Municipal de Ipu e Governo do Estado na promoção da educação ambiental e da preservação ambiental na região.

COMPROMISSO COM PRESENTE E O FUTURO:

A Prefeitura Municipal de Ipu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, tem como compromisso a promoção da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Através de diversas ações, inclusive com o compromisso de zerar, em mais uma edição, a pegada de carbono do vindouro Festival Gastronômico Menu Ipu, a gestão municipal busca conscientizar a população sobre a importância da proteção ambiental e promover o desenvolvimento sustentável da Terra de Iracema.