Jovens de 15 e 16 anos receberam a 1ª dose da vacinação contra a Covid-19 neste sábado (25).

O Secretário de Saúde, Sr. Sebastião Rufino cumpriu agenda administrativa na manhã deste sábado, 25 de setembro de 2021 acompanhando os profissionais de saúde no grande mutirão de vacinação contra a Covid-19, Etapa de Idade de 15 e 16 anos.

Essa é mais uma etapa de vacinação que ocorreu na Escola Monsenhor Gonçalo Lima, foi disponibilizada mais de 1.000 doses. A procura foi muito grande.

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. Graças às vacinas foi possível erradicar a varíola do mundo e controlar doenças como a poliomielite, as sequelas da rubéola em recém-nascidos e surtos de febre amarela, por exemplo.

As vacinas são projetadas para estimular memória imunológica. Ou seja, nosso sistema imunológico é induzido pela vacinação a lembrar do contato com aquele microrganismo (ou parte dele) contido na vacina, deixando-nos protegido contra uma doença por meses, anos, décadas ou mesmo toda a vida. Isso também ocorre pela infecção natural (exposição ao microrganismo agressor), porém, com a vacinação há o grande benefício de não ter sido necessário adoecer para adquirir essa proteção.

Se chegou o seu tão esperado dia de ir ao posto de saúde tomar a sua dose de vacina contra a Covid-19, vá com alegria e esperança e tome a vacina que estiver disponível para você. E volte na data marcada para tomar a segunda dose da mesma vacina.

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem e imagens de Afrânio Soares