Ipu celebra a “Festa da Colheita” no encerramento das atividades da assessoria técnica do Projeto Paulo Freire.

O Município de Ipu (Terra de Iracema) foi o palco da confraternização da “Festa da Colheita”, celebrando os resultados do encerramento das ações de assessoria técnica do Projeto Paulo Freire (PPF) atendido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. O evento aconteceu nesta terça-feira (14/12/2021) na Praça da Estação, Centro Comercial do Município.

A importância do Projeto Paulo Freire – Atendimento de 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua, presente em 600 comunidades, é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos, beneficiando mais de 17.700 famílias da agricultura familiares. Os investimentos totalizam cerca de USD 80 milhões de dólares.

Sua História – O projeto Paulo Freire, iniciado no ano de 2015, foi desenvolvido para atender comunidades e organizações produtivas da agricultura familiar, inicialmente foi implantado no território de Sobral. O projeto tem como principais apoiadores o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Em Ipu, o Projeto atendeu 23 associações de agricultores ligados a agricultura familiar que foram capacitados pela assessoria técnica. Projeto Paulo Freire é uma política pública do Governo do Estado do Ceará. O projeto tem como propósito reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores e agricultoras familiares de 31 municípios cearenses, através da inclusão social e econômica de forma sustentável.

Área de Abrangência – A área do Projeto compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km², equivalente a 18,5% da área do Estado do Ceará, e abrange 31 municípios de 6 territórios – Cariri, Sertão dos Inhamuns, Sertão dos Crateús, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba e Litoral Oeste/ Vale do Curu, nomeadamente:

– Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas (Cariri)

– Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis, Tauá (Sertão dos Inhamuns)

– Hidrolândia e Ipueiras (Sertão dos Crateús)

– Ipu (Serra da Ibiapaba)

– Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Sobral rural e Varjota (Sertão de Sobral)

– Irauçuba (Litoral Oeste/ Vale do Curu).

Em Ipu, o Secretário de Saúde Sr. Sebastião Rufino representou o Prefeito Robério Rufino, onde destacou o compromisso da gestão, sintetizando o valor e a importância deste projeto para o Município de Ipu. O evento contou também com a participação de várias autoridades, políticos e público presente de associações ligadas ao Projeto.

*** Postagem de Afrânio Soares