Imagens desta terça (18) da revitalização do “Calçadão Teodureto Carlos de Faria Souto”, no Centro Comercial de Ipu

Novas imagens desta terça-feira (18/01/2022) da revitalização do conhecido “Calçadão Teodureto Carlos de Faria Souto” acesso a Escola Auton Aragão, no Quadro da Igrejinha, área nobre do centro comercial do Município de Ipu.

Conheça um pouco da história e dados biográficos do saudoso ipuense, jornalista, advogado e político Teodureto Carlos de Faria Souto.

Teodureto Carlos de Faria Souto, nasceu em Ipu, 3 de outubro de 1841 e faleceu no Rio de Janeiro, 11 de agosto de 1893) foi um jornalista e político brasileiro.

Filho de José Francisco Souto Barateiro e de Ursulina Ferreira Passos, nasceu e foi batizado “em perigo de morte” na extinta freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, então sediada em Ipu, em 20 de janeiro de 1842. A dita freguesia foi extinta em 27 de outubro de 1883, sendo criadas em seu lugar as freguesias de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras e a de São Sebastião do Ipu. A igreja de São Gonçalo passou a ser capela da freguesia de Ipueiras.

Foi bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1865. Foi nomeado coletor municipal de Fortaleza, mas, exonerado no governo Homem de Melo, seguiu com os pais para o Rio de Janeiro e pôs banca de advogado em Cantagalo, onde, em 24 de julho de 1869, casou-se com Elisa Dietrich (1846 – 1923).

Foi deputado geral pela província do Ceará de 1878 a 1881, no ministério de João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu. Foi presidente das províncias de Santa Catarina, nomeado por carta imperial de 10 de fevereiro de 1883, de 28 de fevereiro a 29 de agosto de 1883, e do Amazonas, de 11 de março a 12 de julho de 1884.

Na República foi presidente do Banco do Brasil e senador pelo Ceará em 1891. (Os dados biográficos são da Wikipédia, a enciclopédia livre)

Governo Municipal de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

**Informação do Professor Melo com Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão