Governo Municipal de Ipu e Corpo de Bombeiros fecham parceria para capacitar agricultores da serra e do sertão.

Na última sexta-feira, 22/12, o Governo Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, anuncia a integração de Ipu ao Projeto Defensor da Mata Branca, uma iniciativa voltada para capacitar agricultores locais em técnicas avançadas de prevenção e combate a incêndios florestais.

Com o aumento recorrente de incêndios em áreas rurais, a colaboração entre o governo local e as forças de bombeiros é fundamental para proteger a biodiversidade e os meios de subsistência da comunidade. O Projeto Defensor da Mata Branca busca fornecer ferramentas práticas e conhecimento especializado aos agricultores, fortalecendo assim a resposta local a essas emergências.

O programa de capacitação abordará estratégias de prevenção, identificação precoce de riscos e técnicas eficazes de combate a incêndios. Além disso, serão destacados os métodos sustentáveis para gerenciamento de terras e prevenção de incêndios, promovendo práticas agrícolas responsáveis e sustentáveis.

(..) “O Projeto Defensor da Mata Branca é um compromisso conjunto para proteger nosso patrimônio natural e apoiar nossos agricultores. Acreditamos que ao capacitar a comunidade, podemos criar um ambiente mais resiliente e seguro para todos e ajudar o Ipu a manter o seu maior tesouro, que é nossa exuberância natural”, afirmou Pedro Ramises Martins, Secretário Municipal de Turismo.

Representando o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, 1° Tenente André Luiz, enfatizou a importância da colaboração com a comunidade: (..)  “A prevenção e o combate a incêndios florestais exigem esforços coordenados. Estamos empenhados em compartilhar nosso conhecimento e trabalhar lado a lado com os agricultores para proteger nossa natureza.”

O Projeto Defensor da Mata Branca é um passo significativo na construção de uma comunidade mais resiliente e consciente da importância de preservar nosso meio ambiente. O início das atividades  do projeto está agendada para a segunda quinzena de janeiro, marcando o início dessa iniciativa crucial para a segurança ambiental de Ipu.

Gestão o progresso continua

** Postagem de Afrânio Soares