Governo de Ipu realizou nesta quinta (22) a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social – Edição de 2023.

O Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizaram na manhã desta quinta-feira, 22 de junho de 2023, realizou a sua 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ipu.

O evento aconteceu no auditório da Escola Profissional, onde contou com a participação do Sr. Prefeito de Ipu, Robério Rufino, a primeira dama, Sra. Patrícia, Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, Secretária da SETAS, Sra. Shirlene, Sra. Silvana Simões, e demais autoridades.

A 11º Conferência Municipal de Assistência Social representa a resistência dos gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) diante da escolha do governo nacional por programas pontuais em detrimento de políticas de Estado e o ataque aos direitos sociais historicamente conquistados pelos trabalhadores. O tema desta edição é: “Reconstrução do SUAS; o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A Conferência tem em seu arcabouço de programa, um espaço profícuo de discussão coletiva para avaliar e propor diretrizes municipais, estaduais e nacionais em defesa da plena universalização da Assistência Social, da Seguridade Social, do fortalecimento da democracia e do Estado Democrático de Direitos.

Os direitos sociais são frutos de muita luta, principalmente para o Estado reconheça que as expressões da questão social, fruto da exploração capitalista são questões políticas. O Estado tem responsabilidade legal de garantir a efetivação dos direitos constitucionais e a política pública é a principal forma de materializar tais direitos.

Nesse ano a palestrante convidada foi a Sra. Silvana Simões, ela representou a Secretaria de Proteção Social (SPS) do Estado do Ceará e coordenadora do Programa Primeira Infância no “SUAS Ceará”.

O Brasil possuir mais de 51 milhões de brasileiros em situação de pobreza.

A Conferência Municipal de Ipu se apresenta com cinco eixos de propostas subdivididos com os demais participantes e autoridades do Governo Municipal de Ipu.

A 11ª Conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar as diretrizes para o aperfeiçoamento da gestão e do financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger Delegados (as).

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares