Governo celebra a abertura do Movimento Abril Azu 2022: “Mês de Conscientização sobre o Autismo”

Neste mês, celebramos o “Abril Azul”, um grande movimento todo especial do “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Nesta quinta-feira (07-04-2022), no auditório da Secretaria de Cultura Valderez Soares, o Governo Municipal de Ipu, através de suas ações intersetorial envolvendo as Secretarias de Educação, Saúde, Secretaria de Cultura e Assistência Social abriram a programação especial deste grande movimento, o “Abril Azul” 2022.

 

O objetivo em Ipu é proporcionar o conhecimento e a compreensão sobre a temática em questão para melhor realizar as intervenções necessárias e promover a inclusão de forma significativa e adequada.

 

Na ocasião foi abordado o estudo do tema: Autismo – Compreender para intervir, contando com a grande contribuição dos Palestrantes, o Professor Especialista Áthyllas Lopes, que fez uma abordagem Escolar do assunto e a Professora Especialista Ivoneide Martins, que fez uma abordagem Familiar e Terapêutica.

 

O público participante advindo das escolas municipais, Coordenadores, Professores das salas regulares, Auxiliares, Professores do Atendimento Educacional Especializado e Familiares de alunos Autistas. Algumas mães se sentiram à vontade para dar seus depoimentos nesta luta. O evento foi de grande aprendizado e progresso para a Educação Especial Inclusiva de nosso município.

 

O que é o autismo?

 

O autismo é um transtorno no desenvolvimento caracterizado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. Os portadores dos transtornos do espectro autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática.

 

O espectro pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, o autista pode ter problemas de saúde física, como sono e distúrbios gastrointestinais, e podem desenvolver problemas como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência, pode-se desenvolver ansiedade e depressão.

 

Mesmo o autismo poder ser determinado apenas por um especialista, algumas reações podem ser observadas em quem tem a doença, como por exemplo: não se reconhecer pelo nome, não reclamar ao ser deixado sozinho, ter fisionomia pouco expressiva, não interagir com outras pessoas e ter comportamentos repetitivos.

 

Alguns sintomas:

 

** A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;

 

** Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;

 

** Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;

 

** É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos sejam retidos;

 

** Algumas pessoas de espectro autista conseguem concentrar-se na sua área de interesse específico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;

 

** A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;

 

** Indivíduos com autismo costumam ser funcionários leais e de confiança. (Dados do site Captativa).

 

Governo Municipal de Ipu

 

Gestão “O Progresso Continua”

 

** Postagem e imagens de Afrânio Soares com o apoio da Professora Cledina.

Notícias recentes

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão