Foi um sucessos as três noites do IV Festival Gastronômico Menu Ipu – Edição de 2023.

A IV Edição do Festival Gastronômico Menu Ipu marcou já marcou sua história com o sucesso garantido de público que movimentou a economia local; segundo o Sebrae Regional da Ibiapaba, mais de 15 mil pessoas marcaram presença nas três noites do Festival.

O Festival Gastronômico Menu Ipu é uma realização do Sebrae com o apoio do Governo Municipal de Ipu, com as parcerias do Senac, Rota Mirantes da Ibiapaba, Sistema Fecomércio, Ceart e Mercado AlimentaCE.

Os ipuenses e turistas que estiveram na Terra de Iracema, Ipu, e que marcaram suas presenças no Festival Gastronômico montado no histórico “Quadro da Igrejinha” tiveram a oportunidade de conhecer os pratos da rica gastronomia de lpu em vários “stands” montados na praça. O evento contou também com a divulgação ampla do artesanato de Ipu e da região da Ibiapaba.

Vários foram os destaques na culinária ibiapabana, dentre eles: – Os stands da “Fábrica Chorinho” que apresentou a “Cachaça Chorinho da Serra”, direto de Carnaubal; ou ponto forte, foi o stands com “Chope Premibeer” de Tianguá, dentre outros da região da ibiapabana que já fazem parte da cultura turística, Rota Mirantes da Ibiapaba.

O evento encerrou seu terceiro dia com as atrações musicais que deram um show a parte: – Cantor Trairone Andrade, Alquim do Balanço e finalizando com a dupla Fran & Diego.

A Carrega Aula de Gastronomia do Senac foi outro grande destaque com seus valiosos cursos voltados ao aperfeiçoamento curricular; na última noite a competente Instrutora Uiara apresentando a Cozinha Show entre a “macaxeira com carne de sol” e “Caipirinha” ou “Caipirosca” tão famosa nas praias do nordeste.

O ipuense, artista plástico Glauber Soares divulgou sua arte com pinturas criativas e brinquedos artesanais esculpidos criativamente em madeira. A verdadeira arte da tradição artística de Ipu.

No Stand da Fazenda Cajazeira a apresentação dos queijos que fazem parte da maior e melhor culinária nordestina. O destaque ficou por conta da fabricação do “Queijo com sabor de Café”, um sucesso.

A Fábrica Wolga com mais de 65 anos em operação em Ipu contou sua rica história. Fundada em 1957 pelo saudoso Antônio Marinho de Melo, a família Wolga divulgou o “Wolga, puro e delicioso”, divulgou no Festival, a “Cajuina” que agora faz parte dos produtos de alta qualidade da fábrica. Wolga uma história de sucesso.

Segue o progresso continua

** Postagem de Afranio Soares