Evento do CREAS Maria Cecília Martins abriu a Programação Especial do Projeto Faça Bonito em Ipu

O Auditório da Casa de Cultura Valderez Soares, em Ipu foi o palco na abertura do Projeto Faça Bonito, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; importante evento acontecido na manhã desta segunda-feira (13-05-2019) coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Maria Cecília Martins, à frente a Coordenadora Ana Cristina Soares de Abreu.
Fizeram-se presentes a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Sra. Sônia Maria Pontes Sousa, vereadora Maria Olinda Bezerra Martins, Procurador do Município, Dr. Pedro César e demais autoridades representativas.
O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Ele é o lema da campanha Faça Bonito, do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio.
Segundo informações do site “Na Mão Certo”; a campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
Por quê 18 de Maio? – A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.
“Temos que refletir sobre o crime bárbaro que aconteceu há vinte anos, mas de uma forma propositiva, provocando a sociedade para se mobilizar em torno do assunto. Buscamos trabalhar nossas campanhas e materiais de comunicação evitando o choque e a comunicação violenta, pois queremos uma infância livre e protegida, em que crianças tenham oportunidades, futuro, direito a brincadeiras e sonhos”, diz Erika Kobayashi, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
Em Ipu, o Projeto Faça Bonita conta com toda uma programação especial, com apoio e mobilização do Governo Municipal e do Conselho Tutelar do Município.
Dia 17 de maio do corrente ano, acontecerá uma grande caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com saída marcada na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS e chegada marcada na Praça de Iracema, no horário de oito horas da manhã.
** Postado por Afrânio Soares
(Gabinete).

Notícias recentes

Resultado das Eleições para o Conselho Tutelar Quadriênio de 2024/2028.

Com uma eleição tranquila, 5.565 eleitores  de Ipu foram às urnas para escolher os nomes dos cinco Conselheiros Titulares que atuarão no “Quadriênio de 2024 a 2028”. O processo eleitoral transcorreu sem maiores sobressaltos, refletindo a participação cívica da comunidade local. Os candidatos eleitos para o importante cargo de Conselheiro Titular foram os seguintes: ** Victor

Equipe do Detran está reforça sinalização viária em parceria com a Prefeitura de Ipu.

No intuito de promover maior segurança no trânsito e contribuir para a redução dos acidentes nas estradas que conduzem ao município de Ipu, no Ceará, uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou um importante projeto de sinalização viária. As vias contempladas por essa iniciativa são a CE-187, que liga Ipu a Guaraciaba, a